GCM Jandira celebra 21 anos de atuação

Com 123 policiais em atuação na cidade e diversos grupos especializados, mais dez profissionais devem entrar para compor a Guarda

Criada em 2 de julho de 1997, a partir da Lei Municipal nº 1077 e regulamentada pelo decreto Lei nº 1992 do mesmo ano, no dia 13 de julho de 1998 a primeira turma da Guarda Civil Municipal (GCM) de Jandira, com 46 pessoas, começou o curso de especialização para guardas para atuar no policiamento da cidade. Hoje, após 21 anos de existência, conta com 123 policiais.

Na última quarta-feira (17), parte do efetivo da GCM, diretores e secretários municipais da Prefeitura de Jandira, estiveram no Espaço Biguá para celebrar a data, com direito a bolo e a canção a “parabéns pra você”.

O comandante da Guarda, Joylton Catai, integrante da primeira turma de policiais, relembrou os primeiros dias do novo serviço de segurança pública implantado na cidade.
“Em 1998, quando entramos, não tínhamos armamento para todos e agora estamos muito melhor, temos condições de entregar uma arma para cada policial, é mais segurança para o profissional trabalhar”, disse.

A GCM recentemente adquiriu 40 pistolas e aguarda a chegada de mais de dez policiais
para compor o efetivo.

Atualmente a GCM é subordinada da Secretaria Municipal de Segurança Pública, possui 123 guardas, que se revezam para garantir a segurança 24h por dia e conta com estruturas operacionais especializadas:

Pelotão Romu (Rondas Ostensivas Municipais)
Pelotão Rom (Rondas Ostensivas com Motociclistas)
Pelotão Operacional Pelotão da Guarda Escolar
Pelotão da Guarda Ambiental
Pelotão Maria da Penha
Pelotão de Trânsito
Cecom/Telemática (Centro de Comunicação e Monitoramento da Cidade de Jandira)
PAG (Posto de Apoio do Jardim Gabriela)
POP (Patrulhamento Ostensivo a Pé)
Patamo (Patrulhamento Tático Móvel)
EPT (Estágio de Patrulhamento Tático)
EQT (Estágio de Qualificação Profissional)
Segurança de Dignitário (Segurança de autoridades)
Atac (Ações Táticas e Ações de Choque)
EPF (Estágio de Patrulhamento Feminino)
Siesp (Seção de Instruções Especializadas)

ADM (Centro Administrativo e Recursos Humanos)
Com guardas credenciados pela Polícia Federal, este profissionais contribuem com a formação do efetivo interno e de demais guardas municipais do país.

Relacionados