GCM de Itapevi completa 22 anos

O frio e a chuva não atrapalharam as comemorações de 22 anos da criação da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi, na noite de quinta-feira (5). O evento teve direito a presença de um helicóptero, que jogou pétalas de rodas brancas sob o campo do Estádio Municipal, em homenagem ao guarda José Mauro de Souza Júnior, falecido em 19 de agosto, vítima de um acidente automobilístico, na Rodovia SP-029 (Coronel PM Nelson Tranchesi), via de acesso à Castello Branco.

A cerimônia de aniversário contou ainda com as apresentações dos projetos sociais da GCM e das bandas da corporação. As homenagens ainda foram marcadas pela performance da cantora Selma Fernandes, participante da edição deste ano do programa global The Voice Brasil, que homenageou o Guarda José Mauro, cantando a “Canção da América”, de Milton Nascimento, junto à Banda da corporação.

Na abertura do evento, a Banda Jovem da Guarda e da GCM, executaram no repertório os hinos nacional e de Itapevi, além de canções da MPB (Música Popular Brasileira). A comemoração contou com a presença de representantes das Guardas Civis da Região Oeste, autoridades do Legislativo local e das polícias Civil e Militar.

A expectativa é de que cerca de 2 mil convidados, entre agentes e a população, assistiram as apresentações dos projetos sociais, como: Música Contra a Violência, uma iniciativa visionária que desde 2011 já formou mais de 600 jovens músicos na cidade com faixa etária entre 10 e 15 anos; o Luva Azul, projeto de boxe, e o Lutar para Vencer, de karatê, que pretendem aproximar a sociedade dos trabalhos desenvolvidos pela guarda.

Os coordenadores dos projetos foram homenageados com certificados de honra ao mérito, assim como os inspetores homem e mulher mais antigos da Guarda. A esposa do GCM morto, Rosa Fernanda Ribeiro, e a família também foram homenageadas com rosas e uma placa de condecoração. Houve ainda o corte simbólico do bolo de aniversário.

Anúncios e investimentos

O prefeito Igor Soares aproveitou para assinar a lei complementar 116/2019, que, na prática, dará mais autonomia e independência para a atuação administrativa da Guarda.

Igor ainda assinou documentos autorizando a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana a comprar uma van para o transporte das crianças atendidas pelo projeto Música Contra a Violência; aquisição de 10 novas viaturas para a Guarda, que serão distribuídas em 10 regiões do município para reforçar a segurança e combater a criminalidade; compra de 119 coletas balísticos nível três de blindagem para a GCM, sendo 100 masculinos e 19 femininos; além de promover, em breve, chamamento público para contratação de novos Guardas para a cidade.      

“Valorizamos cada vida e sabemos que todos expõem suas vidas para garantir a segurança da nossa população. Devemos honrar e ajudar no desenvolvimento desta valorosa corporação”, afirmou o prefeito.

Agradecimentos

“Respeito, coragem e amizade são os laços de companheirismo marcado ao longo deste ano pelos colegas de farda”, disse o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Rogério de Almeida.

O comandante da Guarda, Humberto Araújo, agradeceu à corporação. “A GCM tem homens e mulheres valorosos que saem de suas casas colocando suas vidas em risco pela causa pública. Vocês são nossos heróis e a sociedade reconhece”, declarou, emocionado.

Outros eventos

A Guarda programou diversas ações para o aniversário da corporação. As comemorações foram iniciadas, no último sábado (31), quando foi disputado um jogo amistoso e festivo entre a Guarda de Itapevi e a GCM de Vargem Grande Paulista, no Estádio Municipal.

Na segunda-feira (2) foi promovido o 1º Torneio Interno de Tiro da Guarda. Foi um evento com participação dos próprios agentes de segurança. Os três primeiros colocados das categorias masculino e feminino receberam troféus, medalhas e brindes.

Em 28 de setembro (sábado), acontece o evento de encerramento, o Encontro dos Canis, no Estádio Municipal, além da participação do Canil da GCM de Itapevi, estão previstas ainda as participações das Guardas de Embu das Artes, Santana de Parnaíba, Tatuí, Itu, Cajamar, Campinas, Guarulhos e Vinhedo no evento. A ação marca o 10º aniversário da unidade do Canil da GCM de Itapevi.

Relacionados