Funcionária de PS usa Raio-X da Prefeitura para radiografar cachorro

Foto-Nilton RamosPS1

Gisele Lozano
“Eu fiz sim, na hora do desespero. Não escondo de ninguém e assumo a responsabilidade”. A afirmação é da chefe do Pronto-Socorro de Amador Bueno, Luciana Sanches Casagrande, que confessou, por telefone, ao diretor deste Itapevi Notícias, Nilton Ramos, que no último dia 22, usou o Raio-X do PS, no qual trabalha, para radiografar seu cachorro de estimação que havia sofrido um acidente doméstico. “Eu sei que é uma coisa que não se deve fazer, mas na hora do desespero você não pensa”, admitiu a funcionária pública.

Na terça-feira, 06, a denúncia chegou até o Itapevi Notícias e o diretor do site resolveu apurar, ligando diretamente para a chefe do PS. Luciana Casagrande confirmou toda a história e deu detalhes sobre o ocorrido. “O portão da minha casa caiu em cima do meu cachorro (um pinscher). Ele ficou muito machucado, então eu o enrolei numa colcha e o levei até o veterinário”, explica.

Segundo ela, a veterinária afirmou que só poderia dar um diagnóstico mais eficaz, a partir de uma radiografia. Entretanto, na cidade não há nenhuma clínica veterinária com equipamento de Raio-X. “A própria veterinária falou isso pra mim. Mas eu disse: é claro que tem. Então levei a cachorrinha, enrolada numa colcha, porque ela estava sangrando, até o PS e fiz. Mas infelizmente ele teve de ser sacrificado”. Luciana justifica a ação afirmando que estava desesperada e que não teve tempo de pensar nas normas e procedimentos criteriosos exigidos em locais de Saúde.

Apesar da justificativa, a ocorrência, segundo as normas e regulamentações da SEVISA (Sistema Estadual de Vigilância Sanitária), foi irregular em todos os sentidos já que de acordo com o Centro de Vigilância Sanitária (CVS), o atendimento de urgência e de emergência para seres humanos e animais são completamente diferentes e por isso devem ser feitos em locais distintos.

“Nunca vi isso. O procedimento é ilegal e inadequado. Primeiro porque vai contra todas as regras do CVS. Se isso fosse permitido não precisaria ter distinção entre atendimento emergencial para humanos e para animais. O grande problema são as zoonoses”, alertou o médico-veterinário, Rogério Batista. As zoonoses são infecções e doenças que podem ser adquiridas em contato com animais de estimação.

De acordo com Batista, há outro agravante para o procedimento. “Os níveis de radiação suportados por humanos e animais são bem diferentes, ainda mais se comparados com um cachorro de pequeno porte, como é o caso de um pinscher, que normalmente pesa menos de dois quilos. Em vez de ajudar, poderia até ter piorado”.

Foto da Raça do Animal
Ilustração
pinscher1Batista levanta ainda uma outra questão: “Qual paciente, por livre e espontânea vontade gostaria de se deitar numa mesa de radiografia, logo após ela ter sido usada por um cachorro?”.

A reportagem do Itapevi Notícias entrou em contato com diversos técnicos de Vigilância Sanitária e todos concordaram que o procedimento foi incorreto, mas nenhum quis ser identificado, já que o Centro de Vigilância Sanitária dos municípios são independentes. Todos alegaram, que por uma questão de ética profissional, as respostas deveriam ser dadas pelo departamento da própria Secretaria de Higiene e Saúde do Município.

Prefeitura

O diretor deste site de notícias recebeu uma ligação do Secretario de Higiene e Saúde de Itapevi, Sidney Sepulcre, na terça-feira, 06, logo após ter falado com a chefe do PS. Sepulcre afirmou que a funcionária já havia sido afastada de suas funções e garantiu que responderia às perguntas da reportagem, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.

As perguntas foram encaminhadas à Coordenadoria, na quarta-feira, por volta do meio-dia.

Ontem, quinta-feira, 08, a reportagem fez outro contato telefônico, às 11h40, com a responsável pela Coordenadoria de Comunicação, solicitando as respostas, mas até o fechamento desta matéria, elas não foram enviadas

Relacionados