Festa de São Judas Tadeu terá procissão e missa campal, neste domingo (28), em Itapevi

Sao_Judas1Bispo diocesano de Osasco, dom Ercílio Turco, presidirá celebração em homenagem ao Santo Padroeiro da cidade, às 19h

 

Os fiéis católicos, com apoio da Prefeitura de Itapevi, celebrarão neste domingo (28), a Festa de São Judas Tadeu, considerado o padroeiro da cidade. Em sua homenagem, a comunidade católica organizará uma missa campal na Praça Romeo Mecca, ao lado da Igreja Matriz, na região central de Itapevi, a partir das 19h. Antes da missa, que será celebrada pelo bispo diocesano de Osasco, dom Ercílio Turco, os fiéis seguirão uma procissão pelas ruas centrais do município, acompanhada da imagem do santo.

 

Logo após a celebração, a banda Arkanjos animará a festa na praça, que terá barracas de doces, salgados e bebidas. Mais cedo, às 11h, a comunidade religiosa organizará um almoço a preços que variam entre R$ 10 e R$ 12, com renda revertida às organizações assistenciais do município. Os devotos de Itapevi e peregrinos de outras cidades também poderão acompanhar missas às 05h, às 07h, às 09h e às 11h, na Paróquia São Judas Tadeu.

 

Causas impossíveis

 

Segundo a tradição católica, Judas Tadeu nasceu em Caná da Galiléia, na Palestina, e era filho de Alfeu (ou Cleofas) e Maria Cleofas. Seu pai era irmão de São José e a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe.

 

A Bíblia trata pouco de Judas Tadeu. Mas, aponta o importante: Judas Tadeu foi escolhido a dedo, por Jesus, para apóstolo. Quando os evangelhos nomeiam os doze escolhidos, consta sempre Judas ou Tadeu entre a relação. Depois que os Apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, São Judas iniciou sua pregação na Galiléia. Depois viajou para a Samaria, a Síria, a Armênia e a Mesopotâmia.

 

No ano 70, foi martirizado de modo cruel, violento e desumano; morrendo a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana. Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens/estátuas segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio.

Diz a crença popular que Santa Gertrudes narra um sonho no qual Jesus Cristo lhe apareceu aconselhando invocar São Judas Tadeu, até nos ‘casos mais desesperados’. A partir de então, cresceu a fé do povo na especial intercessão do Santo, principalmente nos ‘casos impossíveis’. 

Confira a missa do ano Passado 2011 Clik Aqui

Relacionados