Excesso de multas tira CNH de 2,5 mil motoristas na região

 TransitoNúmero corresponde ao total de condutores que, em abril, ultrapassaram o limite de 20 pontos em infrações no trânsito

Os motoristas da região estão ficando menos “barbeiros”. Levantamento divulgado pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo) aponta que 2.561 mil condutores perderam o direito de dirigir, este mês, por terem ultrapassado o limite de 20 pontos em infrações de trânsito.

Esse número é inferior às 3 mil cassações registradas em março. E representa uma queda de quase 50% em relação a fevereiro, quando 3,7 mil motoristas foram punidos.

Em abril, Osasco continua liderando o ranking de CNHs cassadas, com 793. Em seguida aparece Carapicuíba, com 583. Completam a lista 343 motoristas punidos em Barueri, 308 em Cotia, 252 em Itapevi, 153 em Jandira e 129 em Santana de Parnaíba.

A lista com os números das CNHs suspensas pode ser conferida no site www.detran.sp.gov.br. Ela inclui também motoristas que cometeram faltas classificadas como gravíssimas, no Código Brasileiro de Trânsito, e que levam à suspensão automática da CNH, como dirigir embriagado, disputar racha ou pilotar moto sem capacete.

Quem está nessa relação precisa entregar o documento na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de sua cidade, quando também é informado sobre o prazo de suspensão do direito de dirigir. Ele varia de 1 mês a 1 ano, de acordo com a gravidade das infrações. E, neste prazo, o motorista também precisa fazer um curso de reciclagem, que é oferecido gratuitamente pelo Detran, mas com fila de espera, e de forma paga nos Centros de Formação de Condutores (antigas auto-escolas).

Se, durante o prazo de suspensão, o motorista for flagrado dirigindo, independente de ter entregue a CNH no Ciretran, ele recebe punição dobrada, ficando 24 meses sem dirigir. Além disso, precisa fazer todo o procedimento para obtenção de uma nova carteira, incluindo aulas de volante e teste prático.

Fonte-Webdiario

Relacionados