Estudantes de Itapevi recebem informações sobre prevenção às drogas

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Segurança, iniciou um projeto de conscientização de crianças e jovens acerca do perigo das drogas. Os funcionários farão um percurso pelas escolas municipais, estaduais e particulares esclarecendo dúvidas a respeito da temática além de divulgar ações culturais e educativas desenvolvidas pela Secretaria.

Na manhã de quarta-feira (20), os integrantes da Secretaria iniciaram a ação no Colégio Alcance, onde os alunos tiveram acesso a diversas informações como os danos causados por diferentes drogas no organismo. Já na quinta-feira (21) e sexta (22), os estudantes do CEMEB André Franco Montoro participaram da ação educacional ‘Adolescência: escolhas e desafios’, uma parceria com a Secretaria de Educação.  Nesta semana outros alunos do CEMEB tamém integrarão do projeto. 

As palestras foram ministradas pelo secretário de Segurança, Kleber Maruxo, que destacou que as drogas são um problema coletivo. “Muitas famílias não entendem os efeitos das drogas lícitas e ilícitas, também não sabem como abordar a temática com seus filhos. Essas palestras entram para sanar essas dificuldades. Por meio das escolas, nós temos acesso direto aos pequenos que com as palestras, passam a entender o perigo, os efeitos e as consequências do uso das drogas”, acrescentou.

Além do trabalho de conscientização, alunos tiveram a oportunidade de assistir apresentações artísticas de voluntários integrantes do Centro de Referência da Juventude (CRJ), promovido pela pasta. O projeto oferece diversos trabalhos voltados para crianças, adolescentes e jovens. A ideia é fazer com que eles possam ter uma atividade alternativa, diminuindo a ociosidade e a vulnerabilidade fora do período escolar. O Centro de Referência disponibiliza oficinas de zumba, dança de rua, free step, capoeira, futebol, circo, samba rock, teatro, grafite e MC´s.

A Banda Musical da Guarda também participou do evento e além de tocar, apresentou o projeto ‘Música Contra a Violência’, desenvolvido pelos seus integrantes. As crianças ainda tiveram contato com cães do Canil que demonstraram, através de brincadeiras, o treinamento que recebem.

Relacionados