ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITAPEVI RECEBEM PROJETO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

projeto_criana_no_trabalhaMais duas escolas municipais de Itapevi participaram do projeto Criança Não Trabalha, mantido pela Secretaria de Educação e Cultura, com apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Na última sexta-feira (26), alunos, pais e professores da EM Vila Dr. Cardoso e CEMEB Jardim Vitápolis reuniram-se no pátio do último para o encerramento das ações do projeto, que se estenderam pelo mês de junho.

 

Na ocasião, o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa, destacou a importância do projeto, como forma de se garantir direitos fundamentais das crianças. “Esta é uma fase importantíssima da vida da gente. Temos que preparar as crianças para que possam trabalhar somente no futuro. Lugar de criança é na escola: brincando e aprendendo”, declarou o secretário.

 

Os alunos das duas unidades apresentaram o resultado das atividades desenvolvidas durante o mês, em expressões artísticas envolvendo música, teatro, pintura e leitura. De acordo com o coordenador do projeto, prof. Ricardo Conceição, a meta da Secretaria de Educação e Cultura é combater o trabalho infantil, por meio da conscientização dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, de alunos e pais.

 

Em meio às apresentações dos alunos, a coordenadora do CRAS Cardoso, Célia Mazzo, apresentou aos pais e alunos maiores detalhes sobre o funcionamento dos serviços sociais da Prefeitura, em especial o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que serve de embasamento ao projeto Criança Não Trabalha, mantido pela administração municipal desde o ano passado.

 

Em 2008, o projeto itinerante já atendeu os CEMEB’s Governador André Franco Montoro e Maria Zibina de Carvalho e as E.M.s Doce Vida e Professor Benedicto Antônio dos Santos. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, após as férias escolares, em agosto, as próximas unidades a receberem o projeto serão a EM Fonte do Saber e o CEMEB Maria Roncagli Michelotti, ambas localizadas no Jardim Vitápolis.

 

“Nosso objetivo é atingir mais bairros e mais escolas da cidade com projetos como este., conscientizando, educando e garantindo os direitos da criança a uma infância plena, para que no futuro sejam adultos responsáveis e bem preparados”, disse a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 

O investimento em educação tem sido a tônica da administração da prefeita Dra. Ruth, por meio da capacitação dos profissionais educadores, na reforma e ampliação de escolas municipais, na aquisição de materiais escolares e na execução de projetos como o Criança Não Trabalha – voltado ao combate ao trabalho infantil – e programas como o Conexão Jovem – voltado à capacitação profissional de adolescentes.

Relacionados