Entrevista ao Jornal Nacional, Lula admite ter afastado Palocci e José Dirceu

Lula-7129881presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, admitiu nesta quinta-feira 10, durante entrevista ao Jornal Nacional, que foi ele quem afastou os ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda), acusados de envolvimento em esquemas ilícitos durante seu governo.

Eu os afastei. Afastei Dirceu, afastei Palocci e outros funcionários também. E vou continuar afastando”, disse Lula na entrevista.

O presidente disse que ele é responsável pelos erros que qualquer funcionário público cometa. Lula disse que lamenta o envolvimento de alguns companheiros de partido em denúncias de corrupção, mas que isso não macula a imagem do seu partido, mas apenas de algumas pessoas.

O presidente concedeu entrevista no Palácio da Alvorada, em Brasília, e disse que garante aos eleitores que, se for reeleito, não vai haver envolvidos em qualquer esquema ilícito na sua equipe de trabalho. Prova disso, segundo o presidente, ele já deu afastando antigos companheiros, como Dirceu e Palocci.

Lula disse que não tem dúvidas sobre a competência do procurador geral da República, que denunciou petistas por envolvimento em esquemas de corrupção, “porque se tivesse não o tinha indicado”. “O procurador da República do meu governo indicia. Em outros governos, engavetava”, disse o presidente. “Durante a posse dele fiz um discurso dizendo que jamais no meu mandato e no mandato dele haveria qualquer interferência do poder executivo no Ministério Público.

O presidente disse que não pôde evitar o envolvimento de componentes da sua equipe nos esquemas porque “só soube depois que tudo aconteceu. “Mas quando eu fico sabendo eu puno afastando, faço sindicância e as pessoas então são investigadas de acordo com a lei”.

Lula disse que não há como o presidente saber sempre de tudo e comparou a presidência a uma família. “Está cheio de família que tem problema dentro de casa e não sabe. Está cheio de pai e mãe que ficam sabendo que seu filho cometeu um delito pela imprensa ou quando a polícia prende. Como pode alguém querer que o presidente da República saiba o que está acontecendo agora na secretaria da agricultura do Estado de São Paulo, ligada ao Ministério da Agricultura?

Segurança pública

Sobre a fiscalização das fronteiras brasileiras, que Lula prometeu intensificar para combater o tráfico de drogas durante a sua campanha eleitoral, o presidente disse que nem que o Brasil tivesse um Exército com 4 milhões de soldados e a Polícia Federal tivessem mais 3 milhões de homens seria possível controlar todas as fronteiras do Brasil. “Mas a polícia federal está prendendo quadrilhas como jamais foi feito neste país.

Planos para reeleição

O presidente disse que, se reeleito, pretende continuar com o trabalho que já vem fazendo. O Brasil vive o seu melhor momento econômico, cresce o emprego, cresce a economia, crescem as exportações, disse. Em um deslize, o presidente disse que a única coisa que cai no Brasil é o salário. Mas logo emendou: “A única coisa que cai é a inflação e os juros.”

Relacionados