EMTU APRESENTA DETALHES DAS OBRAS DO CORREDOR OESTE EM ITAPEVI

EMTU_-_Corredor_Oeste_1Técnicos da empresa reuniram-se com a prefeita Dra. Ruth Banholzer

 Técnicos da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) reuniram-se com a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, na última sexta-feira (29), no Paço Municipal. O encontro foi marcado pela apresentação de detalhes do projeto de implantação do trecho Itapevi-Jandira do Corredor Oeste. Antiga reivindicação dos moradores de Itapevi, o Corredor Oeste deverá ter suas obras iniciadas em março de 2010, podendo ser concluídas até o final do ano, de acordo com os técnicos da empresa.

 Representando a EMTU, estiveram presentes à reunião os gerentes Roberto Fazilari, Ariel Zocatelli e Demétrio Araújo, o engenheiro Nelson Poppi e a projetista Laudery Sampaio. Além da prefeita, acompanharam o encontro o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu da Silva e o secretário de Obras e Serviços, José Américo Pereira Leite.

 Durante a reunião, técnicos discutiram adequações ao projeto inicial, de modo a garantir maior qualidade após conclusão das obras. “Sugerimos pequenas alterações, em especial no trecho já existente do Corredor, no centro da cidade”, disse o vice-prefeito, Jaci Tadeu. De acordo com ele, há a necessidade de deslocar o bicicletário existente na praça Carlos de Castro, para construção de uma pista de desaceleração, de modo a facilitar o acesso de veículos ao centro da cidade.

 Entre os detalhes do projeto apresentado pela EMTU, destaca-se a criação de um mini-terminal de ônibus intermunicipal, próximo à praça Carlos de Castro, no sentido Cohab-Centro. O futuro terminal será dotado de baias cobertas, ambientes administrativos e sanitários públicos, além de fácil acesso à estação de trens da CPTM, que também passará por reformas. A principal atuação da EMTU na primeira fase do projeto – que deverá ter início em março de 2010 – será a desapropriação de imóveis, de modo a acelerar a implantação do Corredor Oeste.

 EMTU_-_Corredor_Oeste_2Ainda está prevista no projeto a construção de paradas de ônibus em vários pontos do Corredor, além de três passarelas ao longo do trecho entre Itapevi e Jandira. Também está no planejamento a construção de um viaduto na altura da rua Ameríndia, ligando o Jardim Vitápolis à Vila Dr. Cardoso. “Este trecho será muito importante para os motoristas da região, que deixarão de usar a passagem de nível daquele bairro para acessar o centro de Itapevi”, destaca Jaci Tadeu.

 A conclusão do Corredor Oeste ligando Itapevi ao bairro paulistano do Butantã foi tema de uma reunião na Câmara Municipal, em maio deste ano. Na ocasião, o presidente da EMTU, Julio Antonio de Freitas assinou, junto à prefeita Dra. Ruth, o convênio de Cooperação Técnica e Apoio Recíproco. Com a adesão ao termo, que também foi assinado pela Prefeitura de Jandira, o Governo do Estado prometeu iniciar a construção do Corredor Oeste ligando as duas cidades, o que traria inúmeros benefícios na área do transporte público para a população.

 “Trata-se de uma obra há muitos anos aguardada e ansiada por nossos moradores e que se alinha diretamente com nossa política de desenvolvimento econômico e social do município. A participação dos poderes públicos nesta empreitada é de fundamental importância. Quem sai ganhando com esta parceria é a população”, finalizou a prefeita Dra. Ruth.

 

Relacionados