Em coletiva, prefeita Dra. Ruth faz um balanço de seu governo

balanco_governoA prefeita Dra. Ruth Banholzer concedeu uma entrevista coletiva à imprensa regional, nesta quarta-feira (13) para apresentar um balanço dos resultados de seu trabalho ao longo dos sete anos de administração em Itapevi.

A coletiva, que reuniu representantes de inúmeros jornais da região, foi marcada pela apresentação da última pesquisa de aprovação do atual governo municipal.

A pesquisa, divulgada pelo Instituto MAS, aponta que o governo de Dra. Ruth é aprovado por 72,2% dos entrevistados. Da mesma forma, 78,2% dos entrevistados acreditam que a cidade está mais desenvolvida em 2012, sendo a infra-estrutura urbana a área mais desenvolvida em Itapevi, apontada por 17,3% dos moradores ouvidos.

“Somente neste setor foram destinados R$ 130 milhões em investimentos. E todos sabem que é muito caro fazer asfalto de qualidade em Itapevi, em função de sua topografia. E até o final deste mandato conseguiremos atender 98% das ruas da cidade, vencendo um verdadeiro desafio de engenharia e político”, disse Dra. Ruth.

Ainda falando em infra-estrutura, a prefeita ressaltou que é meta da administração municipal e da Sabesp ampliar o saneamento básico para a população de Itapevi. “Saímos de uma situação na qual tínhamos 100% do esgoto despejado in natura em rios e córregos. Hoje, temos 30% do esgoto tratado e deveremos chegar até o final do ano com 45% dos dejetos coletados tratados”, ressaltou.

Dra. Ruth enfatizou o crescimento econômico da cidade, ao apontar os números de profissionais recolocados no mercado de trabalho – entre 2005 e 2012, foram 36 mil pessoas reinseridas pelo PAT-Itapevi – pelo aumento da circulação de ônibus municipais – em 2005 eram 38 veículos e em 2012, passou a contar com 70 unidades novas – e, especialmente, pelo aumento do número de empresas de grande e médio porte – até 2004 haviam chegado quatro empresas; em 2012, o número passou a 46.

Além de apresentar os resultados de sua gestão desde 27 de junho de 2005 – data em que assumiu em definitivo o cargo de prefeita, após sofrer processos de afastamento – Dra. Ruth também falou sobre o cronograma de obras a serem realizadas até o final do ano. Grande destaque para a entrega de três novas creches municipais, cujas obras estão em andamento; de cinco novas creches que serão implantadas nos próximos meses e do Centro de Formação de Professores da Secretaria de Educação e Cultura.

“Esta é uma obra que ficará marcada na história desta cidade, pela sua grande estrutura que abrigará, além do antigo teatro municipal, a sede administrativa da Secretaria de Educação e Cultura, que concentrará inclusive as formações e capacitações de professores”, afirmou.

Dra. Ruth anunciou ainda investimentos na segurança municipal, com a aquisição de dez novas viaturas até o final do ano, somando-se aos 62 veículos já existentes na Guarda Municipal. “Vamos implantar ainda o serviço da guarda comunitária, que vai destacar equipe e veículos para cada bairro, atendendo a regiões específicas da cidade”, disse.

Três obras de porte na área da Saúde também foram lembradas pela prefeita – a construção de unidades de atendimento no Jardim São Carlos e no Alto da Colina-Vila da Paz, e a reforma e ampliação da UBS do Jardim Santa Rita, que serão entregues no segundo semestre. Dra. Ruth também anunciou a construção de duas UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento), conquistadas junto ao Governo Federal e que serão instaladas nos bairros Amador Bueno e Vila Dr. Cardoso.

“Por ser médica, sou extremamente cobrada por resultados na saúde. Mas tenho o maior orgulho em dizer que implantei um Pronto Socorro muito bem estruturado, que pode atender com a maior comodidade e segurança. Este é um dos frutos dos investimentos sempre acima do mínimo exigido pela lei – em sete anos, aplicamos mais de R$ 423 milhões no setor”, destacou a prefeita.

Relacionados