Em ação educativa, Prefeitura de Itapevi realiza soltura de animais

Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial  – CAPs II, visitaram na manhã dessa terça-feira (26) as dependências do Condomínio Vila Verde, no bairro São João. A ação foi realizada pela Prefeitura de Itapevi, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e da Saúde. O momento, proporcionou uma experiência inesquecível aos integrantes do CAPs II, que foi a soltura de pássaros da espécie Picharros (Saltator similis), todos registrados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Antes de serem soltos, os animais passam por um período de observação pelos biólogos do condomínio, a fim de analisar se eles estão aptos a se desenvolverem na natureza novamente.

Além de colaborar com a reabilitação das aves soltas na natureza, os frequentadores do Centro foram acompanhados por técnicos da Prefeitura e do Condomínio, onde fizeram uma trilha em meio a Mata Atlântica e realizaram o plantio de mudas de árvores nativas, trabalho intenso da Prefeitura de reflorestamento e preservação ambiental na cidade.

O condomínio Vila Verde é o único local do município de Itapevi habilitado para a soltura de animais silvestres registrados pelo IBAMA. Com isso a pasta realiza atividades periódicas no local para incentivar os cuidados com o meio ambiente, por meio de ações educativas e recreativas, além do incentivo da Prefeitura de arborizar a cidade de forma adequada com árvores nativas da Mata Atlântica.

O munícipe interessado em obter uma muda de árvore, pode comparecer a Secretaria do Meio Ambiente, na ruaProfessor Irineu Chaluppe, 291 – Centro e preencher um termo de doação, em seguida ir até o Viveiro Municipal na rua Manoel Alves Mendes, 125 – Centro e retirar a espécie arbórea. Para ajudar nos cuidados com a planta, o morador também recebe um panfleto explicativo de como plantar e cuidar da muda. 

Relacionados