EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO É TEMA DE ATIVIDADES EM ITAPEVI

Semana_Nacional_de_Trnsito_2Ações do Demutran e da Guarda Municipal alcançaram milhares de pessoas na cidade

 Educar motoristas e pedestres para um trânsito mais seguro. Essa foi a meta da Prefeitura de Itapevi ao desenvolver, entre segunda e sexta-feira, inúmeras atividades educativas em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. A ação, que recebeu o apoio da ACITA (Associação Comercial e Industrial de Itapevi), foi resultado de uma parceria entre a Guarda Municipal e o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes).

 A programação contou com a distribuição de cartilhas educativas e camisetas, orientações nas principais ruas da cidade e a entrega de cinco novas viaturas à G.M. Adquiridos com recursos da Prefeitura, os veículos – três modelos VW Parati, uma GM Blazer e um utilitário VW Kombi -, entregues pela prefeita Dra. Ruth à corporação, serão utilizados pela Banda de Música da Guarda, pela equipe do Canil e pelos demais integrantes para o patrulhamento das ruas de Itapevi.

   “Temos de formar cada vez mais motoristas conscientes. Quando o cidadão age de forma responsável, ele evita muitos acidentes e poupa inúmeras vidas em nosso trânsito. Além disso, é um grande prazer entregar essas viaturas à Guarda Municipal, que já conquistou o respeito da nossa população”, comentou a prefeita.

 Centenas de crianças ainda puderam se divertir nos brinquedos disponibilizados nessa quinta-feira (24) pela Secretaria de Esportes e Lazer e na mini-pista de Educação no Trânsito, ambos montados na praça 18 de Fevereiro. O evento contou com a presença dos secretários Jurandir Salvarani (Governo) Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania) e Odilon Repasch (Esportes e Lazer); do presidente da ACITA, Hermógenez José Sant’anna; do comandante da Guarda, Kleber Ferreira Maruxo; do corregedor da Guarda, Marcio Reis; do diretor do Demutran, Adilson Rocha; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marcel Kraide; e integrantes do PROTEJO (Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável).

 Hermógenez manifestou sua satisfação em apoiar as ações desenvolvidas pela Prefeitura ao longo da semana. “Nós, da ACITA, nos sentimos muito honrados em apoiar as atividades em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. Sabemos que um cidadão educado será alguém que só tende a contribuir para Itapevi. E, como vemos que a prefeita conduz nossa cidade com maestria, entrego também à Dra. Ruth um kit da Guarda, como uma forma de homenageá-la”, disse Hermógenez.

Semana_Nacional_de_Trnsito_3 Um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres de Itapevi, sempre foi uma das metas de Dra. Ruth. Desde 2005, quando assumiu a administração municipal, a prefeita não tem poupado esforços para reduzir os acidentes e as infrações no trânsito, investindo, inclusive, na capacitação dos agentes do Demutran. Em Abril deste ano, por exemplo, 18 agentes de trânsito e 12 funcionários, pertencentes ao Departamento Municipal de Trânsito e Transportes e à Guarda Municipal, participaram de um curso de reciclagem que abordou, entre outros temas, noções de legislação no trânsito, Código de Trânsito Brasileiro, fiscalização, normas gerais de circulação e conduta.

 Em julho, Dra. Ruth também entregou aos agentes novos kits de uniforme e rádios transmissores, que têm contribuído para o trabalho do departamento nas ruas de Itapevi. Cada kit de uniforme possui uma calça, um cinto, uma camisa de manga curta, uma camisa de manga longa, uma camiseta e botas e são feitos do mesmo material adotado pelos profissionais do CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo.

 Semana_Nacional_de_Trnsito_1No entanto, o projeto de maior destaque tem sido a Central de Videomonitoramento entregue à Guarda Municipal em junho, fruto de uma parceria entre Prefeitura e Governo Federal, por meio do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).  Contando ainda com o apoio de integrantes do Demutran, a Central tem atuado também em ocorrências no trânsito do município. “Com a ajuda das câmeras, temos conseguido agilizar o atendimento ao cidadão e salvado muitas vidas em Itapevi”, avalia Dra. Ruth.

Relacionados