“Educação está voltada para a elite dominante”, critica professor Flaudio

Presente ao Ciclo de Debates Soluções para Jandira realizado na segunda-feira (30/5) pelo vereador Zezinho na Câmara de Jandira, o vice-prefeito de Itapevi, professor Flaudio, defendeu o cumprimento das garantias constitucionais de acesso à educação pública com qualidade. “A partir da Constituição de 1988, temos garantias de direito à educação. O Brasil praticamente universalizou o acesso ao Ensino Fundamental, mas queremos quantidade e qualidade”, defendeu Flaudio.

“No Brasil, professor e funcionários de escolas públicas ganham mal, isso porque a educação no País ainda está voltada para uma elite dominante. A única forma de mudar é ter em cada prefeito e vereador a preocupação com a educação”, salientou Flaudio. O vice-prefeito, que também é membro da diretoria do Apeoesp, falou a uma plateia que lotou o plenário da Câmara. Entre os presentes, estudantes, presidente de grêmio estudantil, médicos, professores e funcionários da educação, além da população em geral.

Flaudio lembrou que o Brasil avançou em educação durante os governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, mas que o País corre o risco de perder grandes conquistas que possibilitaram o acesso dos menos favorecidos a universidades públicas. “No passado se defendia a qualidade na educação pública e privada, mas houve uma inversão e hoje há mais defensores da rede privada. Em universidades públicas entram egressos do ensino particular, os filhos dos operários têm dificuldade”, disse Flaudio. “Há um ou outro estudante da rede pública que se destaca, mas isso deveria ser a regra e não a exceção”, completou.

O evento organizado pelo vereador jandirense teve como objetivo ouvir a sociedade e funcionários da educação sobre as principais carências do ensino público no município e, a partir daí, levar ao poder público municipal as demandas apresentadas e as fragilidades na rede para que sejam elaborados projetos de melhoria. Flaudio destacou a iniciativa de Zezinho ao trazer à discussão um assunto que afeta a vida de toda a população, como a educação.

 

Conquistas ameaçadas

Em sua participação, o professor Flaudio destacou ainda os avanços no ensino técnico e superior por meio dos programas federais. “Programas como Prouni, Pronatec, Sisu e Fies são avanços que estão sendo ameaçados por um golpe que foi dado no Brasil”, disse, referindo-se às medidas anunciadas pelo presidente em exercício, Michel Temer. “Um golpe contra os mais pobres, os negros, os índios, os nordestinos e os operários ao suspender novas vagas para tais programas”, disse.

Flaudio relembrou que durante as duas gestões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não foi criada nenhuma universidade pública no Brasil. “O Lula, que veio do nordeste, operário, retirante da seca, construiu 18 universidades federais e mais de 218 escolas técnicas federais. Isso mostra que para ter compromisso com a educação não basta ser estudado ou professor, basta ter sensibilidade e olhar para os que mais precisam”, concluiu Flaudio.

 

Relacionados