Eco Pontos de Itapevi coletaram 465 toneladas de materiais em 2019

Os dois Eco Pontos de Itapevi – no Jardim Rosemary e na Cohab – já coletaram 465 toneladas de material, sendo 42,6 toneladas de pneus e 423 toneladas de resíduos de madeira em 2019, segundo levantamento realizado nesta semana pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.

Os números são do início de janeiro até o dia 26 de novembro. No período, a unidade da Cohab recolheu cerca de 391 toneladas de resíduos de madeira, 42,1 toneladas de pneus, 185 colchões, 569 sofás e 383 litros de óleo de cozinha usado.

No mesmo tempo, a unidade do Rosemary coletou 497 kg de pneus, 32 toneladas de resíduos de madeira, 30 sofás, 18 colchões, 208 litros de óleo de cozinha usado e 371 equipamentos eletrônicos (como computadores, televisores e eletrodomésticos) – o dispositivo é o único habilitado a receber esse tipo de material.

Segundo o Prefeito Igor Soares, esses números mostram o sucesso do programa e que a população aprovou e utiliza os espaços. “É importante ver que os moradores de Itapevi estão se conscientizando e fazendo a coisa certa, com esse material recolhido nos Eco Pontos, a cidade acaba ficando mais limpa e bonita e ainda gera uma renda para os trabalhadores das cooperativas”, disse o prefeito.

O descarte é entregue a cooperativas parceiras e ao sistema de logística reversa das empresas fabricantes dos produtos. Todo o conteúdo recebe tratamento ambientalmente sustentável.

Eco Ponto Jardim Rosemary

Inaugurado em fevereiro deste ano, o Eco Ponto do Jardim Rosemary é o segundo da cidade e fica na Rua Licínio Adelino da Costa, 151. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  O telefone é (11) 4205-3042.

No espaço, a população pode descartar materiais recicláveis (papel, metais, vidros, plásticos), madeira, estofados, pneus e óleo de cozinha.

Além disso, essa é a primeira unidade a receber descartes de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas comuns e recarregáveis. No local não são recebidos restos de poda de árvores.

Eco Ponto Cohab

Criado em 2014, o primeiro Eco Ponto de Itapevi está situado na Cohab (Estrada Lucinda de Jesus Silva, 1015), e também funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O local recebe resíduos de madeiras, pneus, sofá e colchões.

Combatendo o descarte irregular

A Prefeitura está endurecendo a fiscalização de descarte irregular de resíduos sólidos no município. Para denunciar, basta ligar no (11) 4143-7600 (ramal 1129) e falar com o Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Em 2017, a multa para quem é flagrando praticando a irregularidade passou de R$ 5.580,00 para R$ 14.880,00. Para evitar contratempos, também é possível agendar o Cata-Bagulho, serviço da administração municipal que retira resíduos volumosos, como madeiras e sofás, na sua casa. Funciona segundo cronograma mensal disponível no site da Prefeitura. Os telefones para mais informações são o (11) 4205-4347 e o (11) 4205-4345.

Operação Verão é um sucesso

Pneus, sofás, geladeiras e móveis em geral foram retirados de rios e córregos de Itapevi por agentes da Prefeitura durante a Operação Verão, iniciada em agosto e que se estendem até o final de novembro para combater e prevenir enchentes na cidade. O serviço é realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Ao todo, já foram retiradas até segunda-feira (25) 53 mil toneladas de objetos, sujeira e terra, em quatro meses de operação. O trabalho, realizado por agentes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, consiste na limpeza e no desassoreamento de rios, córregos e afluentes em diversos pontos de Itapevi.

A quantidade de sujeira retirada dos rios e córregos equivale a 3,2 mil caminhões cheios de inservíveis. Na prática, em cada dia de trabalho, as equipes têm recolhido cerca de 800 toneladas de material assoreado.  Ao todo, a limpeza acontece em uma área de cerca de 8 quilômetros.

Os serviços da Operação Verão são executados com recursos do próprio município. Fora deste período, os serviços de conservação são permanentes por meio da limpeza de bueiros, desbloqueio de curvas de rio e ações pontuais após chuvas volumosas.

Relacionados