Dra. Ruth participa da criação da Agência Casa Paulista

Dra_Ruth_lanamento_Agncia_Casa_PaulistaDepois de garantir a participação de Itapevi no “Minha Casa, Minha Vida” –  programa do Governo Federal criado para tornar acessível o sonho da casa própria a cerca de 1 milhão de famílias -, a Prefeitura trabalha para que os moradores de Itapevi sejam alcançados também pela Agência Paulista de Habitação Social “Casa Paulista”, iniciativa recém-lançada pelo Governo do Estado com o objetivo de possibilitar a viabilização de novas moradias para a população de baixa renda.

Na última semana, acompanhada do secretário municipal de Habitação, Francisco Eleutério de Abreu, a prefeita Dra. Ruth Banholzer participou da assinatura do decreto que criou oficialmente a Casa Paulista. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin; do vice-governador Guilherme Afif Domingos; o secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres, do presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, Marcelo Takaoka; de prefeitos, deputados estaduais e federais, entre outras autoridades.

“Garantir o acesso da população de baixa renda à moradia digna é uma de nossas bandeiras de governo e, para isso, temos buscado o apoio da União e do Estado. Por isso, não poderíamos deixar de participar da criação desta Agência, que poderá contribuir muito para realizar o sonho de muitos moradores de Itapevi”, comentou Dra. Ruth.

De acordo com informações do Governo do Estado, a Agência será o novo braço operacional da Secretaria da Habitação, assumindo a responsabilidade pela operação articulada dos fundos habitacionais paulistas instalados rececentemente: o Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS) e o Fundo Garantidor Habitacional (FGH), ampliando, assim a of   erta de moradias e a captação de recursos para o setor.

A estimativa da Secretaria da Habitação é investir, entre 2012 e 2015, R$ 7,9 bilhões para viabilizar 150 mil novas moradias e implementar ações de urbanização de favelas e regularização fundiária. Itapevi, por exemplo, é um dos 13 municípios do Estado que já regularizaram núcleos habitacionais. Jardim Maria Cecília, Vila Neofarm e Jardim Ruth, são alguns dos loteamentos de Itapevi já atendidos.

Durante a cerimônia de lançamento da Casa Paulista, Dra. Ruth recebeu das mãos do coordenador do programa Cidade Legal, Gabriel Veiga, a DECUA, último documento necessário para obter o registro do Jardim Beatriz, outro importante bairro da cidade, composto por 116 lotes.

Outros empreendimentos estão com os processos em andamento e, em breve, deverão ser legalizados, tais como Jardim Itapevi, Vila Camargo Soares, Jardim Nova Cotia, Jardim Bela Vista, Jardim da Rainha, Cidade do Sol e Vila São Francisco.

Relacionados