Dra. Ruth: “Investir em Saúde tem sido um compromisso com a população”

balano_SadeSaúde com qualidade de atendimento e acessível a toda a população. Essa tem sido uma das bandeiras defendidas por Dra. Ruth Banholzer, a “médica do povo” que, por sua seriedade e competência, se tornou prefeita de Itapevi.

Conhecendo o abandono em que se encontravam as unidades de saúde do município, ao tomar posse de seu primeiro mandato, em 2005, Dra. Ruth prometeu a si mesma que proporcionaria à população um atendimento digno.

E esta meta, dia após dia, vem sendo cumprida. Em quase seis anos de governo, o morador de Itapevi pôde acompanhar a inauguração de um amplo e moderno Pronto-Socorro, a entrega de novas unidades de saúde, a ampliação do acesso a medicamentos controlados e de alto custo e os inúmeros investimentos no quadro de profissionais que atuam diariamente nos quatro cantos de Itapevi.

Faltando poucos dias para o encerramento de mais um ano, Dra. Ruth vem provando, para os que ainda duvidavam, que Saúde é e sempre será uma das prioridades de seu governo. Dados divulgados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) dão conta de que, nos últimos anos, a cidade subiu 280 posições no ranking nacional de municípios no que diz respeito à área da saúde. Para se ter uma idéia, a Prefeitura tem aplicado mais de 29% da arrecadação municipal somente nesta área. Os recursos destinados à pasta superam em 15% o valor mínimo exigido por Lei e refletem diretamente na qualidade do serviço oferecido à população.

Entre as ações realizadas este ano pela administração municipal, podem ser citadas a reforma em diversas unidades, como o Pronto Socorro da Vila Dr. Cardoso – que recebeu novas instalações elétricas e hidráulicas, além de revestimento nas salas, banheiros e corredores – e a entrega da nova sede da UBS da Vila Santa Rita, dispondo de três salas para consultas, uma sala para aplicação de vacina, uma sala para medicação e uma farmácia, garantindo, assim, mais espaço e mais conforto aos usuários.

As intervenções vieram ao encontro das ações realizadas por Dra. Ruth em anos anteriores, como a reforma do Pronto Socorro de Amador Bueno, da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab e das Unidades de Saúde da Família (USF) do Jardim Briquet e da Vila Gióia.  Essa semana, ainda foram iniciadas as obras de recuperação da UBS Dr. Nicanor Antonio Abreu de Oliveira, no Jardim da Rainha.

“Como médica, sei das dificuldades enfrentadas pelos profissionais desta área, bem como da população. Por isso, temos priorizado a área da Saúde e acabado, de uma vez por todas, com o abandono em que se encontravam as unidades de saúde existentes em Itapevi. Estamos ampliando o acesso e melhorando a qualidade do serviço prestado. Isso é um compromisso que firmamos com nosso povo”, afirma a prefeita.

Dra. Ruth ainda cita a conquista de uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) para Itapevi, que já beneficia não somente a população da cidade mas também os moradores de Jandira, Cotia, Vargem Grande Paulista, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, São Lourenço da Serra e Juquitiba.

Outro equipamento entregue este ano foi a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a primeira sede própria do órgão na região Oeste da Grande São Paulo. Situada na região central da cidade em um espaço de cerca de 145 m², a base conta com salas de regulação, coordenação, reunião, administração, três dormitórios (masculino, feminino e para suporte avançado), vestiário, almoxarifado e copa. Profissionais do SAMU de Itapevi também puderam participar de diversos cursos de qualificação e encontram-se, atualmente, entre as 20 melhores equipes do país.

Além disso, a Prefeitura está implantando mais uma unidade da Farmácia Popular do Brasil, desta vez no bairro de Amador Bueno. De acordo com a Secretaria de Higiene e Saúde, o prédio já está pronto para receber os equipamentos do Ministério da Saúde, para iniciar atendimento à população daquele bairro, o que deverá ocorrer em breve.

No trabalho de prevenção e combate a doenças, o município recebeu este ano, por exemplo, o Título de Qualidade no Controle da Tuberculose, durante o Fórum Estadual de Tuberculose, por ter atingido a cura e o tratamento de mais de 85% dos casos da doença diagnosticados na cidade. Destaque também para o trabalho preventivo à Dengue e às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), que vem reduzindo gradativamente novos contágios e servindo de modelo para outras cidades da região.

“De fato, 2010 foi um ano em que pudemos comemorar grandes avanços na Saúde, área que sempre necessitou de cuidados especiais em todo o país e que é de fundamental importância para a qualidade de vida do cidadão itapeviense. Teremos agora mais dois anos pela frente, e podem ter certeza de que não deixaremos de trabalhar um minuto para fazer de Itapevi a cidade que nossa população sempre sonhou”, garante Dra. Ruth.

Relacionados