DRA. RUTH ENTREGA CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE

CJREspaço abrigará projetos e inúmeras atividades voltadas aos jovens de Itapevi

Confira as fotos do evento!!!

A prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, entregou oficialmente nessa terça-feira (15) o Centro de Referência da Juventude “Francisco Lourenço Neto”. As obras, financiadas com recursos do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Ministério da Justiça, com contrapartida da Prefeitura e realizadas por uma equipe de profissionais de diversos departamentos da administração municipal, transformaram o local, situado na Cohab, em um amplo espaço para ações voltadas a adolescentes e jovens em situação de risco social.

 

“Para mim, é uma satisfação encerrar o ano de 2009 entregando aos nossos jovens essa importantíssima obra. Além de recuperar este espaço e eliminar o mau uso que alguns davam para ele, garantimos um local seguro e dotado de toda a infra-estrutura para receber nossa juventude. Se antes isso aqui era considerado um espaço perigoso, agora é um espaço de integração, aprendizado e socialização dos jovens”, afirmou Dra. Ruth.

Nos últimos meses, a Prefeitura realizou um intenso trabalho de revitalização das dependências do CIEF. Foram construídos quatro ambientes – uma sala pedagógica, uma sala de professores, uma sala de informática com 15 computadores e uma sala administrativa – e foi reformada e ampliada uma quadra esportiva já existente no local. Além disso, a partir de agora o espaço também conta com banheiros masculino e feminino, um banheiro para portadores de deficiências, lavanderia, almoxarifado, cozinha e uma área de recreação de 150 metros quadrados. Também foram adaptadas cinco salas que serão utilizadas pelo Conselho Tutelar – quatro para atendimentos e uma para pernoite de adolescentes.

O local ainda abrigará as atividades do PROTEJO (Programa de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável) e do PELC (Programa de Esporte, Lazer da Cidades), beneficiando, assim, centenas de jovens em Itapevi.

A cerimônia dessa terça-feira contou com a presença de Marisa Mascarenhas, Luciana Vasconcelos e Dumas Gomes, do Comitê de Articulação Local do PRONASCI; do vice-prefeito Jaci Tadeu; do chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues; dos secretários Odilon Repasch (Esportes e Lazer), Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania), Edgard José Fiusa (Educação e Cultura), Roberto Camal Rachid (Administração), Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente) e Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social); do comandante da Guarda Municipal, Kleber Maruxo; dos vereadores Roberval Luis Mendes da Silva (Val), Adilson Peres, Igor Soares Ebert, Júlio César Portela, Luciano de Oliveira Farias (Bolor) e Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho); da Banda Musical da Guarda; de presidente de entidades, além de familiares de Francisco Lourenço Neto.

Entre apresentações de integrantes do PROTEJO, que ensinaram – por meio do teatro e da dança, a dizer não às tentações, como as drogas e a violência -, Professor Paulinho realçou as qualidades que marcaram a vida de Francisco. “Este grande homem nos deu duas coisas que todo ser humano precisa ter: amor e respeito. Por isso, ele ficará eternizado aqui na Cohab, cedendo seu nome para este novo instrumento de socialização da juventude”, comentou o vereador.

Assim como o CRJ, a dedicação da Prefeitura em fazer com que o PRONASCI se concretize em projetos reais, resultou em outras importantes entregas em 2009, como a Central de Videomonitoramento e o Canil da Guarda Municipal. Falando em nome do Ministério da Justiça, Marisa Mascarenhas demonstrou sua alegria em ver que em Itapevi o PRONASCI tem sido um programa levado a sério e que já gera seus primeiros frutos. “Fico muito feliz em ver o que foi realizado neste local. Que vocês, jovens, possam usufruir deste Centro como um espaço de crescimento pessoal e comunitário”.

A partir de agora, O Centro de Referência da Juventude passa a ser administrado pela coordenadora G.M. Rocha (ligada ao gabinete do comandante Kleber Maruxo) e pelo coordenador executivo de projetos, Luiz Henrique da Silva.

Moções de Aplauso

O evento no CRJ também foi marcado pela entrega Moção de Aplauso para a Patrulha de Trânsito da Guarda Municipal, devido à execução do projeto “Educação de Trânsito Não Tem Idade”, e uma homenagem ao secretário de Esportes e Lazer, Odilon Repasch, que recebeu a medalha Ayrton Senna, a mais alta comenda do esporte em Itapevi, por sua história e trabalho em favor da prática esportiva em todo o país.

 

{gallery}Centro_Referencia{/gallery}

 

Relacionados