Dra. Ruth e Jaci Tadeu entregam novos armamentos para Guarda Municipal de Itapevi

entrega_armamentos_guardaA Guarda Municipal de Itapevi recebeu, na última quarta-feira (8), 20 novas pistolas 0.380mm semi-automáticas.

A entrega foi realizada pela prefeita Dra. Ruth Banholzer e pelo vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, sendo acompanhados do vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), no auditório da Secretaria Municipal de Segurança, representando mais um investimento na segurança pública em Itapevi.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Kleber Ferreira Maruxo, as novas armas serão utilizadas por vinte guardas municipais que passaram por um curso específico para uso de pistolas do tipo semi-automática. “Com mais esta aquisição, passamos a contar com um total de 185 armas, sendo 62 pistolas semi-automáticas. Além disso, nossos profissionais passaram por renovação da avaliação psicológica para porte de arma, estando aptos para o serviço”, comentou Maruxo.

A corporação conta, atualmente, com 252 profissionais – o que representa quase o dobro do efetivo registrado no início da gestão da prefeita Dra. Ruth. “Com mais um concurso público em andamento, deveremos chegar, até o final deste ano, a 300 guardas municipais bem treinados e equipados, contribuindo ainda mais com as ações das polícias civil e militar, na prevenção à criminalidade”, comentou o vice-prefeito Jaci Tadeu.

Para Dra. Ruth, o investimento na Guarda Municipal de Itapevi tem sido um dos fatores que contribuíram para a queda dos índices de violência na cidade nos últimos anos. “Se em 2004, Itapevi era uma das oito cidades mais violentas do Estado, hoje o quadro é bem diferente. A taxa de homicídios, a cada cem mil habitantes, caiu em torno de 64% em seis anos. No mesmo período, a taxa de furtos apresentou queda de mais de 50%”, destacou Dra. Ruth.

A prefeita também ressaltou a atuação cada vez mais comunitária da Guarda Municipal. No período entre janeiro e dezembro do ano passado, a Guarda Municipal atendeu a 2,2 mil chamadas, com destaque para ocorrências de agressão (125) e desinteligência (49) entre moradores. O trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal pode ser verificado no número de rondas realizadas por suas equipes motorizadas. Em 2011, foram mais de 1,9 mil rondas em praças públicas, mais de 10 mil rondas em prédios públicos e mais de 14 mil rondas em escolas – municipais, estaduais e particulares.

Relacionados