DRA. RUTH DISCUTE MELHORIAS COM O PRESIDENTE DA SABESP

prefeitos_presidente_Sabesp__2Audiência da Frente de Prefeitos teve como objetivo cobrar um serviço de mais qualidade na região

Uma das principais lideranças da região, a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, participou, nessa quarta-feira (28), de uma audiência da Frente de Prefeitos com o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira. Realizado na Câmara Municipal de Barueri, este foi o segundo encontro dos prefeitos que, há algumas semanas, vêm se unindo para reivindicar melhorias urgentes no serviço prestado pela Sabesp.

Além de Dra. Ruth, também participaram da audiência os prefeitos Rubens Furlan (Barueri), Emídio de Souza (Osasco), Braz Paschoalin (Jandira), Sergio Ribeiro (Carapicuíba), José Carlos Alves – Bananinha (Pirapora do Bom Jesus), além do secretário de Planejamento e Receita de Santana de Parnaíba, Roberto Paulo Ignátios, representando o prefeito Silvio Peccioli. Jaci Tadeu da Silva, vice-prefeito de Itapevi, o secretário de Meio Ambiente, Evangelista Azevedo Limas, e o vereador Igor Soares também acompanharam o encontro.

Dra. Ruth cobrou da Companhia um serviço de mais qualidade na região. Segundo Dra. Ruth, as empresas contratadas pela Sabesp abrem grandes buracos nas ruas de Itapevi e muitas vezes não concluem o serviço, criando novos problemas para a administração. “Não há conclusão dos serviços realizados por essas empresas terceirizadas e quem paga o preço por isso é a população”, comentou a prefeita, que também ressaltou o passivo ambiental ocasionado pela falta de saneamento básico na região Oeste da Grande São Paulo. “Gostaria de saber o que pode ser feito para reduzir este problema, presidente, que tem sido uma realidade em Itapevi e outras cidades da região”, completou.

A pedido da Frente, Gesner de Oliveira entregou um relatório com a prestação de contas sobre os investimentos da Sabesp na região Metropolitana da Grande São Paulo. De acordo com a própria companhia, apenas 42% do esgoto produzido na região é coletado e tratado adequadamente, realidade que a Sabesp tem a intenção de mudar nos próximos anos. “Nós temos um compromisso, assumido com cada prefeito aqui presente, de universalizar os serviços, chegando a 100% de coleta e tratamento até 2018. Nosso trabalho só tem sentido se for feito em parceria com os municípios e, portanto, estamos dispostos a dialogar com as comunidades para vencer este desafio”, afirmou Gesner.

Em Itapevi, atualmente três obras estão em andamento em um custo total de R$ 12,9 milhões. A implantação do coletor-tronco de esgotos, considerada uma das mais importantes obras solicitadas pela administração municipal, é realizada com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) angariados junto ao Governo Federal.  As obras foram iniciadas em março e têm como objetivo garantir a coleta e o tratamento de todo o esgoto produzido em Itapevi.

Emídio, por sua vez, ressaltou o faturamento da Sabesp que, segundo os dados apresentados pela companhia, foi superior a R$ 6 bilhões em 2008. “Com esse montante obtido pela Sabesp, nada mais justo que o atendimento de nossa região seja melhorado”, avaliou.

Ao final da reunião, ficou decidido que será montada uma Câmara Técnica envolvendo representantes dos sete municípios que terá a função de acompanhar o serviço da empresa e o andamento das obras. A Câmara deve ser formada já na próxima semana, em uma nova reunião entre os prefeitos ainda sem local definido para acontecer. Também foi proposto que Gesner assine um termo de compromisso, garantindo o cumprimento das metas estipuladas. O encontro foi encerrado com uma visita dos prefeitos à Estação de Tratamento São João, em Barueri, que, apesar de ser a 2ª maior da América Latina, trata menos de 10% do esgoto produzido na região, atendendo a outros municípios do Estado.

Relacionados