DRA. RUTH ASSINA CONVÊNIO PARA APLICAÇÃO DO SARESP NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Exame servirá para avaliar o conhecimento de 4,5 mil alunos do Ensino FundamentalDra._Ruth_assinatura_convnio_Saresp

 Com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais de Itapevi, a prefeita Dra. Ruth Banholzer assinou, nesta quinta-feira (13), convênio com o Governo do Estado para a aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp). O exame será aplicado em novembro. A estimativa da Prefeitura é que 4,5 mil alunos das escolas municipais participem do Saresp este ano.

 O ato de assinatura aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do vice-governador, Alberto Goldman, do secretário de Educação do Estado de São Paulo, Paulo Renato Souza, além de mais de 500 prefeitos, deputados estaduais e federais. Acompanhando a prefeita de Itapevi, estiveram o secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa, e o diretor de Departamento da Educação, Prof. Fábio José de Andrade.

 Para Dra. Ruth, ter instrumentos de avaliação do que o estudante da rede municipal aprende em sala de aula é fundamental para melhorar anda mais a qualidade de ensino.  “A importância de exames como o Saresp está no fato de nos fornecerem indicadores para que, posteriormente, planejemos o processo educativo em nossa cidade. Isso é seriedade de trabalho e uma marca de nosso compromisso com a qualidade da educação que é oferecida em Itapevi”, comentou a prefeita, minutos antes de firmar o convênio deste ano.

 De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, serão avaliados estudantes do 3°, 5°, 7° e 9° ano do Ensino Fundamental. A prova apresentará questões de Língua Portuguesa com Redação, Matemática e Ciências Humanas (Geografia e História).

 A assinatura do convênio entre estado e município formalizou uma cooperação técnica entre os dois entes federativos. A Prefeitura de Itapevi já teve acesso à matriz de referência de tudo que será avaliado no exame. Caberá à Secretaria de Educação e Cultura fazer um questionário socioeconômico que será enviado aos pais para ser preenchido.

 Após a aplicação da prova, cada município receberá relatórios pedagógicos que permitirão interpretar os resultados obtidos pelas escolas. Este não é o único exame a ser realizado em Itapevi até o fim de 2009, uma vez que a Secretaria de Educação e Cultura já confirmou a participação das escolas municipais na Prova Brasil e na Provinha Brasil, exames semelhantes ao Saresp, aplicados pelo Ministério da Educação, do Governo Federal. As duas provas deverão acontecer em outubro e vão avaliar todos os alunos do 5° e 3° ano do Ensino Fundamental, respectivamente.

 “Vale destacar que a política educacional implantada nesta gestão continua a valorizar as avaliações externas com o objetivo de conhecer de forma imparcial e as demandas que a rede municipal necessita para continuar realizando um trabalho sério e transparente”, comenta o secretário Edgard José Fiusa.

Relacionados