DRA. RUTH: 2009 FOI UM ANO MUITAS REALIZAÇÕES PARA ITAPEVI

RuthPrefeita faz um balanço do ano e promete novas conquistas para 2010

Em um ano em que a crise econômica mundial obrigou países, Estados e municípios a redefinirem suas metas, cortar despesas e adiar investimentos, 2009 termina, surpreendentemente, com um saldo positivo para alguns prefeitos. É o caso de Dra. Ruth Banholzer, prefeita de Itapevi. Na contramão da crise, o município, que completou seu primeiro cinquentenário em fevereiro, vivenciou importantes conquistas em 2009, graças a uma política séria, marcada pela responsabilidade e o compromisso com a população.

“Entramos em 2009 cientes de que não seria um ano fácil. Vimos uma redução em nossa receita de quase 40% e precisamos planejar cada passo, repensar os gastos e priorizar algumas ações, para que o povo de Itapevi não sentisse os efeitos da crise. Felizmente, apesar de todas as dificuldades, comemoramos o encerramento de mais um ano de muitas realizações”, avalia Dra. Ruth.

Entre as conquistas que podem ser comemoradas pela população, a prefeita cita o início das obras de implantação do coletor-tronco de esgotos em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal, orçada em R$ 87,8 milhões e que tem como meta garantir coleta e tratamento de esgotos dos domicílios de Itapevi. De acordo com as últimas informações divulgadas pela Sabesp, a expectativa é de que até 2012, Itapevi já conte com 55% do esgoto produzido no município sendo coletado e tratado, e este número deverá chegar a 100% em 2018.

Quanto à distribuição de água, a pedido de Dra. Ruth, a empresa reafirmou a intenção de duplicar o serviço em Itapevi nos próximos cinco anos. As obras devem ser iniciadas em 2011 em São Lourenço da Serra, alcançando o município nos anos seguintes. “Essas obras são aguardadas por décadas pela nossa população e trarão um imenso progresso para Itapevi”, comenta a prefeita.

Outra importante ação realizada este ano trata-se da implantação da Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, em parceria com o Governo Federal. Entregue pela prefeita em junho, a Central tem contribuído substancialmente para garantir a segurança da população, agilizando o atendimento da Guarda, além de auxiliar no trabalho realizado pelas outras forças de segurança da cidade e na prestação de socorro em ocorrências no trânsito.

Emprego também foi uma das palavras de ordem em 2009. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Itapevi, departamento vinculado à Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social bateu inúmeros recordes de recolocações profissionais encerrando o ano com muitos motivos para se comemorar. Na contramão da crise, foram recolocados, entre janeiro e novembro, 4.575 trabalhadores no mercado. O número é superior ao registrado em 2008, quando 4.537 pessoas obtiveram um emprego com a ajuda do PAT.

Ainda fazem parte da lista de ações realizadas com sucesso em 2009, a implantação de cursos técnicos federais, a construção de três novas unidades escolares – no Jardim São Carlos, Parque Suburbano e Jardim da Rainha -, a entrega do Centro de Formação do Trabalhador, de um Canil para a Guarda Municipal, os inúmeros cursos de formação continuada oferecidos aos professores da rede municipal de ensino, além dos cursos semiprofissionalizantes promovidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o desenvolvimento de projetos sócio-educacionais, como o PROTEJO e o ProJovem Adolescente, a entrega do Centro de Referência da Juventude, a conquista das tão esperadas obras na SP-29 e no trevo Hirant Sanazar (Trevo da Castello), entre outras.

E, se em 2009, tanto já foi feito por Itapevi, Dra. Ruth garante: os próximos três anos serão ainda melhores. Com as primeiras evidências de que o Brasil está superando a crise, a cidade pode retomar o cronograma de pavimentação asfáltica, atendendo, assim como foi feito nos últimos quatro anos, a milhares de moradores que ainda não contam com o asfalto na porta de casa. A prefeita pretende entregar ainda outros equipamentos públicos, não poupando investimentos em saúde, educação, esportes, cultura, assistência social e geração de novos empregos.

“Temos muito a fazer por Itapevi e meu compromisso com a população é continuar trabalhando para promover as melhorias que este município precisa. 2009 termina de forma positiva e abre caminho para outros anos de muitas conquistas. A partir de agora, entramos em 2010 com o pé direito”, conclui Dra. Ruth.

Relacionados