DR. RUTH INAUGURA TRÊS NOVAS ESCOLAS EM ITAPEVI

Ruth1Entrega oficial das unidades foi prestigiada por centenas de pessoas e autoridades locais. Confira galeria de fotos.

A prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, inaugurou, nesta sexta-feira (12), três novas escolas municipais. Foram entregues os Centros Municipais de Educação Básica Dra. Zilda Arns Neumann, no Jardim São Carlos, e Carlos Drummond de Andrade, no Jardim da Rainha, além da nova sede do CEMEB Tarsila do Amaral, nas dependências do CEMIP, Parque Suburbano.

 

A entrega das três escolas foi prestigiada por centenas de pessoas e autoridades do município e representa um dos maiores investimentos já realizados na área da educação em Itapevi.

“Essas inaugurações são uma demonstração de como aplicar o dinheiro público com seriedade. É com muita satisfação que percebo que superamos mais algumas pedras que estavam em nosso caminho. Que Deus continue a nos dar energia para prosseguirmos mudando a cara de Itapevi”, afirmou Dra. Ruth durante as cerimônias.

Com estrutura de primeira linha, o CEMEB Carlos Drummond de Andrade possui oito salas de aula com medidas-padrão do Ministério da Educação (MEC), três salas multiuso, quatro berçários, quadra esportiva, ambiente administrativo, cozinha, banheiros e um amplo pátio para atividades recreativas, totalizando 2.457,6m² de área construída. A unidade já oferece condições dignas de estudo para alunos da Educação Infantil ao 2º ano.

Mãe da aluna Luiza, do Pré-3 B, Natália Silvestrin, fez questão de agradecer pessoalmente à Dra. Ruth pela construção da nova escola. “Toda a equipe desta unidade fez deste prédio uma escola-modelo. O ano de 2010 é marcado por essa vitória e tenho certeza de que nos próximos meses nossas crianças conquistarão muito mais”, avaliou a munícipe.

No Parque Suburbano, mais de 800 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental foram presenteados com a construção de um novo prédio para o CEMEB Tarsila do Amaral. A nova escola construída pela Prefeitura nos últimos meses conta com 12 amplas e arejadas salas de aula, dependências administrativas e uma grande quadra poliesportiva.

No entanto, o grande destaque desta sexta-feira foi a entrega do CEMEB Dra. Zilda Arns Neumman. Isso porque a unidade, cuja estrutura chama a atenção de quem chega ao Jardim São Carlos, representa a primeira escola do bairro. De acordo com informações da Secretaria de Educação e Cultura, o edifício é formado por três pavimentos e abriga área administrativa, dez salas de aula e uma quadra coberta, incluindo vestiários, com medidas oficiais para a prática de esportes como vôlei e basquete.

Durante a inauguração da unidade, as autoridades presentes lembraram a atuação da Dra. Zilda Arns Neumann que em janeiro, durante palestra visando a implantação da Pastoral da Criança no Haiti, faleceu em meio ao terremoto que abalou aquele país. O vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) destacou o importante papel desempenhado pela médica junto à Pastoral da Criança. “Trata-se de uma mulher que sempre trabalhou pelo social, em especial pela saúde das crianças. Hoje, seu nome será eternizado nesta escola e todos conhecerão sua história de vida e sua luta”, disse o vereador. A Câmara Municipal, inclusive, doou à escola uma foto oficial da Dra. Zilda Arns.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu, falou de mais esta conquista para a população do Jardim São Carlos, que também foi beneficiado com um amplo trabalho de pavimentação de ruas. “Quem te viu e quem te vê, Jardim São Carlos. Há alguns anos, quando visitava este bairro, tinha de deixar o carro bem longe do meu destino, porque não se podia circular nessas ruas, que não eram de terra, eram de lama. Hoje, temos todo o bairro pavimentado e agora temos orgulho em entregar mais esta escola fantástica, graças ao empenho da equipe da Dra. Ruth”, disse Jaci Tadeu.

As três unidades possuem ainda rampas de acesso para facilitar o deslocamento de crianças com mobilidade reduzida e serão equipadas com salas multifuncionais, que possuem recursos específicos para estimular o aprendizado de crianças com deficiência. A estimativa da Prefeitura é de que as novas escolas beneficiem mais de 1,8 mil estudantes, o que, na opinião do secretário Edgard José Fiusa, demonstra a seriedade com que é tratada a educação em Itapevi. “Dra. Ruth fez da educação a espinha dorsal de seu governo. Hoje, os métodos pedagógicos aplicados nas escolas municipais de Itapevi são uma referência para outros municípios”, comentou professor Edgard.

Participaram ainda das cerimônias os secretários Jurandir Salvarani (Governo), Roberto Camal (Administração), Evangelista Limas (Meio Amiente), Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social), Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania), Odilon Repasch (Esportes e Lazer), José Americo Pereira Leite (Obras e Serviços), Kléber Maruxo (Segurança), Sidney Sepulcre (Higiene e Saúde), o chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues e o diretor do Departamento de Educação, Fábio Andrade.

Representando o Legislativo Municipal, estiveram presentes nas cerimônias ainda os vereadores Silas Pinheiro, Julio Portela, Sonia Salvarani, Adilson Peres, Roberval Luis Mendes (Val), Claudio Dutra e Igor Soares. Também compareceram as diretoras Sandra Mendes (CEMEB Tarsila do Amaral), Camila Godói (CEMEB Carlos Drummond de Andrade) e Simone Aparecida Nava Cavalheiro (CEMEB Dra. Zilda Arns Neumann), além da coordenadora da sub-região São Paulo 2 Pastoral da Criança, Rosa Maria Caminoto, da diretora da APAE, Benedita Morelli Franci, Instituto Madre Paula Ceriole, irmã Regina, do presidente da Associação Amigos de Bairro da Vila Aparecida, José Barbosa da Silva e da divisão de Capelania da GCM, Lacerda e Roberto. Abrilhantando os eventos, foram preparadas apresentações de alunos, da Companhia de Dança, e também a banda Sinfônica Jovem de Itapevi e da banda Musical da Guarda Municipal.

CEMEB-Carlos Drummond de Andrade

CEMEB-Tarcila do Amaral

CEMEB- Dra. Zilda Arns Neumann

Relacionados