Dois mil litros de óleo de cozinha usados são entregues pela Prefeitura de Itapevi para reciclagem

Na manhã da terça-feira (02), a Secretaria de Meio Ambiente realizou a entrega de dois mil litros de óleo de cozinha usados, que foram recolhidos por meio do Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura – PROL – e encaminhados a uma empresa de reciclagem, para que o material seja transformado em Biodiesel.

A iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, foi iniciada em 2015 e consiste em promover uma campanha de coleta e reciclagem de óleo comestível usado nas cozinhas residenciais e estabelecimentos comerciais da cidade, conscientizando a população sobre o descarte irregular no meio ambiente e inadequado nas redes de esgoto.

“Em média, temos recebido a quantia de duzentos litros de óleo a cada dois meses, sendo os bairros Engenheiro Cardoso e Cohab os locais onde mais conseguimos reunir o material. Também recebemos um certificado da empresa responsável, a BioLirium, de que o óleo está sendo tratado corretamente”, explicou o biólogo da secretaria do Meio Ambiente, Thiago da Silva.

De acordo com a SABESP, cada litro de óleo despejado em rios ou lagos, polui mais de 25 mil litros de água, bem como pode causar entupimento da rede de esgoto ao agir como aglutinante de resíduo quando despejado indevidamente na tubulação sanitária, causando a impermeabilização do solo e mau cheiro.

“A cidade conta com diversos pontos de coleta. O estabelecimento cadastrado, caso não consiga entregar seu material, basta entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, que nós realizamos a retirada do óleo no local”, disse o Secretário de Meio ambiente, Evangelista Limas.

Para aderir ao PROL, basta que os responsáveis por bares, restaurantes, padarias e estabelecimentos comerciais se cadastrem na Secretaria do Meio Ambiente pelos telefones 4205-4345 // 4205-4347, pelo e-mail sma@itapevi.sp.gov.br, ou pessoalmente na rua Professor Irineu Chaluppe, 291 – Centro, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h. A lista de locais que possuem as caixas coletoras estão disponíveis no site oficial da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br).

Relacionados