Demutran realiza campanha de conscientização aos ciclistas de Itapevi

_Ciclistas_DemutranCom foco na segurança de pedestres, motoristas e ciclistas, o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demutran) está promovendo uma campanha educativa que visa conscientizar os ciclistas da cidade de Itapevi.

Segundo o diretor do Demutran, Adilson Rocha, muitos acidentes ocorrem na cidade em função dos ciclistas não respeitarem a sinalização de trânsito. “Os condutores das bicicletas muitas vezes trafegam nas vias no sentido contrário, além de andarem pelas calçadas. Neste sentido, o objetivo da ação é repassar a importância do respeito à sinalização de trânsito e mostrar os perigos das imprudências”, reforça o diretor.

A campanha será feita por meio de faixas que serão fixadas em pontos estratégicos  da cidade contendo mensagens de orientação aos ciclistas. “Quando um ciclista trafega na calçada, ele se equipara ao pedestre. Desta forma, ao invés de andar na bicicleta, ele deve empurrá-la, para assim, garantir a sua segurança e daqueles que estão a pé. E as faixas vão transmitir exatamente este tipo de orientação”, explica o secretário Municipal de Segurança, Kléber Ferreira Maruxo.

Ele conta ainda que o Demutran está providenciando um levantamento de quantos munícipes utilizam a bicicleta como meio de transporte, seja para se deslocarem até o trabalho ou para o lazer e, que o intuito é informar cada vez mais os usuários, a fim de  diminuir as infrações e prevenir acidentes. “Talvez muita gente não saiba, mas se uma bicicleta estiver estacionada em local que atrapalhe o trânsito ou a passagem do pedestre, ela pode ser removida e levada ao pátio. Daí a importância de se realizar campanhas educativas”, complementa o secretário.

 

Segurança

A Prefeitura, por meio do Demutran, órgão que é vinculado a Secretaria de Segurança,  vem realizando diversas ações que visam a segurança dos cidadãos de Itapevi. No começo do mês, as faixas de pedestres dos cruzamentos das avenidas Rubens Caramez e Cesário de Abreu, da rua Joaquim Nunes e da praça Carlos de Castro, além de duas faixas em frente ao Itashopping, receberam novas pinturas. O intuito foi garantir a segurança de motoristas e pedestres que trafegam pelas vias diariamente.

No mês de maio, o órgão implantou ainda duas lombadas na avenida Presidente Vargas, principal via de acesso ao centro da cidade para motoristas que vêm da rodovia Castello Branco e intensificou nos últimos meses ações de fiscalização e remoção de veículos abandonados ou estacionados para reparos em via pública.

“As ações preventivas realizadas pelo Demutran são de extrema importância na prevenção de ocorrências e acidentes mais graves. Por isso, investimos cada vez mais para que o setor continue atuando de forma eficaz junto à população”, afirma a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 

 

Relacionados