CURSOS TÉCNICOS FEDERAIS EM ITAPEVI TÊM INÍCIO NESTE DOMINGO (30)

Curso_TecnicoAula inaugural será ministrada no CEMEB Bemvindo Moreira Nery

 Tem início oficial neste domingo (30), às 9h, as aulas dos cursos técnicos federais semipresenciais de Administração e Informática na cidade de Itapevi. A aula inauguração será ministrada nas dependências do CEMEB Bemvindo Moreira Nery, pelos professores da E-tec – Programa Escola Técnica Aberta do Brasil/SEED/MEC/UAB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Na ocasião estarão presentes os alunos aprovados no processo seletivo realizado no início deste mês, nos CEMEB’s Floriza Nunes de Camargo e Bemvindo Moreira Nery e na EM José dos Santos Novaes. Foram disponibilizadas 100 vagas para os cursos técnicos semipresenciais – sendo 50 para Administração e 50 para Informática. Durante o processo seletivo, 1.355 pessoas concorreram às vagas disponíveis, ressaltando a importância dos cursos para os moradores de Itapevi.

 Os cursos serão realizados no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, que já dispõe de toda a infra-estrutura necessária (como laboratórios de informática, biblioteca e auditório), uma vez que já abriga os cursos superiores à distância da Universidade Aberta do Brasil.

 A aula inaugural, que será realizada neste domingo, é o resultado de uma política mantida pela prefeita Dra. Ruth Banholzer, em garantir oportunidades de capacitação profissional aos itapevienses. Desde o início de seu trabalho à frente do Executivo Municipal, a prefeita tem se empenhado em buscar parcerias com os governos Estadual e Federal para implantação de cursos técnicos e superiores em Itapevi.

 “A atuação da Dra. Ruth foi fundamental para que pudéssemos contar com cursos superiores da Universidade Aberta do Brasil, já em 2007. E agora, a conquista desses cursos técnicos vem para ampliar ainda mais as oportunidades para nossos jovens e adultos em obter qualificação profissional”, disse o secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa.

 Tanto o Pólo da Universidade Aberta do Brasil quanto os cursos técnicos semipresenciais foram obtidos por meio das boas relações que a administração municipal tem mantido com o Governo Federal, que também garantiu ao município investimentos em habitação e na saúde. “O Governo Lula sempre foi nosso grande parceiro. Por meio desta ação conjunta, podemos trazer à cidade a Farmácia Popular, o SAMU, além da urbanização do Areião e da rua Egito, no Jardim Santa Rita”, comentou Dra. Ruth.

 

Encontro_ministro_da_Cultura

REPRESENTANTE DE ITAPEVI PARTICIPA DE ENCONTRO COM MINISTRO DA CULTURA

A prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, comemorou essa semana mais uma importante notícia vinda do Governo Federal: a suplementação de R$ 18,4 milhões em recursos que irão dobrar ou, em alguns casos, triplicar o orçamento das ações promovidas pela Funarte (Fundação Nacional de Artes) em todo o país.

 A instituição é a atual responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo no Brasil. Vinculada ao Ministério da Cultura, a Fundação tem como objetivos principais o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa e a formação de público para as manifestações artísticas no país.

O anúncio foi feito pelo ministro de Estado da Cultura, Juca Ferreira, no dia 19, durante encontro com o presidente da Funarte, Sérgio Mamberti, que também contou com a participação do diretor do departamento de Cultura de Itapevi, Ademir Vilhena Braga. Principal incentivadora de promoção de atividades culturais à juventude, Dra. Ruth recebeu a notícia com otimismo. “Sempre acreditei que a cultura é um dos melhores caminhos para a educação de nossos jovens. Saber que o Governo Federal continuará investindo pesado neste setor é maravilhoso. As bolsas e prêmios que a Funarte oferecerá a partir destes recursos trarão oportunidades para artistas, produtores, estudantes e pesquisadores de arte de todo o Brasil”, comentou a prefeita.

Durante o encontro, também foi anunciado o lançamento das edições 2009 da Rede Nacional Funarte Artes Visuais, um programa de circulação de exposições, oficinas, seminarios e outros eventos. A Rede é desenvolvida pelo CEAV (Centro de Artes Visuais) e existe desde 2004, visando principalmente promover o intercâmbio de artistas e de profissionais ligados às artes visuais em todo o território nacional.

 

pat_ItapeviPAT ENCAMINHA PROFISSIONAIS DE ITAPEVI A EMPRESAS DA REGIÃO

 Interessados devem procurar Posto de Atendimento ao Trabalhador

 A cidade de Itapevi segue seu ritmo de crescimento econômico, por meio da geração de novos postos de trabalho. Semanalmente, profissionais moradores da cidade são encaminhados a empresas da região onde podem obter propostas de emprego, com ajuda do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Itapevi. A ação da equipe do PAT já garantiu a recolocação a 3.664 profissionais de Itapevi e região, no período entre janeiro e agosto de 2009.

 Atualmente, a unidade está encaminhando profissionais a redes de hipermercados como Carrefour, Pão de Açúcar e Lojas Americanas. Para o Carrefour estão sendo selecionados profissionais com ensino médio completo, a partir de 18 anos, com ou sem experiência, para vagas de operadores de centro de distribuição e operadores de empilhadeiras (neste caso, a exigência é de carteira de motorista categoria B e curso profissional).

 “Ao todo foram disponibilizadas 80 vagas pela rede de hipermercados, para atuação no galpão da empresa, localizado em nossa cidade”, comentou o secretário de Emprego e Desenvolvimento Social, Jaci Pinheiro da Silva. Já o Pão de Açúcar seleciona 50 auxiliares de logística, com ou sem experiência, que possuam o ensino fundamental completo e carteira de habilitação do tipo B.

 A Pronto Logística, empresa que presta serviços às Lojas Americanas, também vem selecionando profissionais com apoio do PAT Itapevi. De acordo com o PAT, estão disponíveis 20 vagas para operador de logística e os requisitos exigidos são: ensino fundamental completo, sexo masculino, de 18 a 35 anos, com ou sem experiência anterior.

 Na última semana, a unidade intermediou mais uma seleção de profissionais realizada pela empresa alimentícia CacauShow, que tem sede no município. Ao todo foram selecionados 274 trabalhadores que irão atuar como auxiliares de produção. De acordo com o PAT ainda restam cerca de 30 vagas a serem preenchidas e os requisitos são: ensino médio completo, sexo masculino e idade entre 18 e 35 anos. Não é exigida experiência anterior.

 “Os números de recolocações de itapevienses no mercado profissional são frutos de uma ampla política voltada à ocupação industrial do município, com a implantação de infra-estrutura nos pólos industriais e a concessão de incentivos a empresários. Temos ainda a nosso favor a proximidade com as rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, o que facilita o escoamento da produção industrial”, destaca a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 Os interessados em concorrer às vagas oferecidas devem procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Itapevi, na avenida Presidente Vargas, 88 – Centro, das 8 às 17 horas. Telefone para contato: 4143-8888.

 

 

 

 

Relacionados