Cursos semiprofissionalizantes da Prefeitura de Itapevi já capacitaram mais de 1.000 pessoas

cursos_semiprofissionalizantesDepois de implantar uma política séria de investimentos e ampliar o acesso da população aos cursos semiprofissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, está concluindo seus oito anos de governo apresentando um número extremamente positivo para a cidade.

De acordo com a pasta, mais de 1.000 pessoas foram preparadas pelo Centro Municipal de Capacitação Profissional, que hoje oferece cursos semiprofissionalizantes gratuitos de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Patchwork Embutido, Pintura em Tecido, Tricô e Crochê, Costura e Renda Filé. Este número representa a conquista da tão sonhada independência financeira a centenas de famílias.

“Aprender uma nova atividade profissional é muito importante para que esses alunos consigam contribuir com a renda familiar e, em muitos casos, não depender mais da ajuda de programas sociais, como o Bolsa Família e o Renda Cidadã. Muitas são as histórias de munícipes que abriram seu próprio negócio a partir do que aprenderam nesses cursos. Para mim, é uma enorme satisfação saber que fizemos a diferença na vida de tantas pessoas”, avalia Dra. Ruth.

Ao longo dos últimos anos, todos os alunos tiveram a oportunidade de aprender gratuitamente uma nova profissão, recebendo a orientação de profissionais qualificados. Com cursos cuja duração varia entre um semestre e um ano, o Centro Municipal de Capacitação Profissional, antiga Escola Municipal de Cursos, é visto como um dos projetos de maior sucesso desenvolvidos pela Prefeitura.

É o caso da munícipe Lisneide Antonio de Oliveira. A moradora da Vila Dr. Cardoso não desperdiçou a chance de participar do curso de Cabeleireiro e, em 2010, recebeu seu certificado. “Amei os cursos que fiz. Graças ao meu currículo formado a partir do que aprendi com a Prefeitura, recebi excelentes propostas de emprego, sendo uma delas de uma multinacional. Tenho certeza de que sem experiência profissional, seria muito difícil conseguir um emprego”, comentou.

Eliete Vieira, ex-aluna do curso de Manicure e Pedicure, é outro exemplo de sucesso. Com o conhecimento adquirido nas aulas, a munícipe abriu seu próprio salão de beleza e hoje comemora sua independência financeira. “Agradeço a Deus por ter levantado em nossa cidade uma administradora abençoada, como a Dra. Ruth”, comentou Eliete.

 

 

 

Relacionados