CURSO DE LIBRAS É PROMOVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITAPEVI

Curso_LibrasAs ações promovidas pela Prefeitura de Itapevi, com relação à Inclusão Social no município, têm proporcionado aos munícipes diversas maneiras de se comunicarem com portadores de necessidades especiais.

 Uma delas é o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), totalmente aberto à população e ministrado pelo NEEI (Núcleo Especializado de Educação Inclusiva), órgão vinculado à Secretaria de Educação e Cultura.

Na manhã desta quarta-feira (28), no CEMEB Monteiro Lobato, a palestrante e especialista Simone de Campos, junto a suas colaboradoras Sandra Domingues e Sheila Capel, celebraram mais uma aula sobre a Língua de Sinais. Cerca de 40 pessoas puderam acompanhar e aprender, junto a apostilas ilustrativas, o alfabeto manual e significados básicos do dia-a-dia.

Dentre os presentes, a técnica de enfermagem Joana Garcia Pereira, que trabalha por cooperativa e faz atendimento domiciliar, disse que o curso auxilia, e muito, na comunicação com seus pacientes. “Eu trabalho com diversas pessoas, inclusive deficientes auditivos. Agora, fica mais fácil explicar a eles que vou medir a pressão sanguinea ou ter que aplicar uma injeção. Esse curso foi de muita ajuda para mim”, afirmou Joana. Os CEMEB´s Governador André Franco Montoro, Maestro Gilberto de Pinho, Jornalista João Valério de Paula Neto e as EM´s Flor de Lis e Fonte do Saber, já receberam as visitas do NEEI e beneficiaram dezenas de pessoas.

O intuito do NEEI é promover uma interação e melhorar a comunicação entre professores, alunos e a sociedade. “Promover a inclusão e gerar recursos para melhorar e expandir esse trabalho é essencial; e é nosso dever proporcionar as melhores condições, para que esse trabalho seja realizado de forma adequada”, disse a prefeita Dra. Ruth Banholzer.  

 

Relacionados