Curso antidrogas forma 1,6 mil estudantes de escolas municipais em Itapevi

Proerd“Juramos nos manter longe das drogas e da violência”. Foi a frase dita em coro por 1,6 mil alunos de escolas municipais de Itapevi, em cerimônia realizada na manhã de sexta-feira (10), no Ginásio Municipal de Esportes.

Confira as Fotos!!! 

O juramento encerra oficialmente as atividades do curso do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), mantido pela Polícia Militar com apoio da Prefeitura de Itapevi.

Promovido nas escolas municipais, com o apoio de instrutores treinados pela Polícia Militar, o programa é desenvolvido com crianças entre 9 e 12 anos. Aplicado em 17 lições, as aulas semanais abordam temas como auto-estima, pressão de colegas e da mídia para uso de drogas e práticas de violência, dentre outros assuntos.

Desenvolvida ao longo de um trimestre letivo, o PROERD conta com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa, e com a participação dos pais, levando o programa para as famílias. “Desde sua criação, o programa já atendeu a 24,5 mil jovens da cidade de Itapevi, vacinando-os contra a influência das drogas e da violência”, comentou o comandante da 3.ª Companhia do 20.º Batalhão da Polícia Militar, capitão Ângelo Moitinho, durante a cerimônia.

A prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, também acompanhou a formatura e elogiou a atuação das policiais envolvidas com o desenvolvimento do programa nas escolas municipais. “Esta parceria é muito importante, porque complementa todos os trabalhos relacionados à prevenção às drogas e à violência que a Prefeitura desenvolve”, disse a prefeita. “As drogas desviam o homem de seu caminho e hoje posso dizer que nossas crianças estão sendo vacinadas contra este mal por meio do PROERD”, finalizou.

Participaram da solenidade alunos de dez unidades de ensino do município: os CEMEB’s: Dona Maria Roncagli Michelotti, Padre Giovanni Cornaro, Maestro Gilberto de Pinho, Manuel Bandeira, Cecília Meirelles, Prof. Benedito Antônio dos Santos e José dos Santos Novaes e as EM’s: Fonte do Saber, Vila Boa Esperança, Vila Dr. Cardoso e Vila São Luiz. Todos os participantes do curso receberam um certificado de conclusão, reafirmando seu compromisso de manterem-se afastados das drogas e da violência. Além disso, as instrutoras do curso, soldado Monica Chaves e cabo Regina Oliveira, receberam homenagens de alunos, professores e autoridades.

Acompanharam a festa o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu da Silva, o presidente da Câmara de Itapevi, vereador Marcos Ferreira Godoy (Teco), os vereadores Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), Luciano de Oliveira Farias (Bolor), Roberval Luis Mendes da Silva (Val) e Adilson Peres, os secretários Edgard José Fiusa (Educação e Cultura), Odilon Repasch (Esportes e Lazer) e Roberto Camal Rachid (Administração). Também prestigiaram o evento os diretores Fábio José de Andrade (Departamento de Educação) e Ademir Vilhena Braga (Departamento de Cultura), as supervisoras de ensino Geralda Moreira e Flozina Lages, os presidentes Antero Augusto Branco (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Itapevi), Ricardo Saliba Urbano (Rotary Club de Itapevi), Cristiane Valéria de Queiroz (Ordem dos Advogados de Itapevi) e Cássia Pâmela (Instituto Fortalecer). Representando o comandante da Guarda Municipal de Itapevi, subinspetor GM Marcelo, esteve na cerimônia, além do ex-prefeito, dr. Osmar de Souza, o secretário do Conselho Municipal Antidrogas de Itapevi, Luiz Henrique da Silva e as supervisoras da Diretoria Regional de Ensino de Itapevi, Marlene Machado e Sandra Mara Dantas.

 

Relacionados