CRIANÇAS DE ITAPEVI APRENDEM MATEMÁTICA COM PROJETO EDUCACIONAL INOVADOR

Matematica_1Exposição de trabalhos demonstrou o sucesso alcançado pelo projeto “Alfabetização Matemática”

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, vem, desde 2005, apostando em métodos de ensino inovadores para as crianças das escolas municipais. Um exemplo de sucesso é o projeto “Alfabetização Matemática”, que tem como objetivo promover o contato entre os estudantes e a matemática de forma lúdica. Durante as atividades em sala de aula, as crianças aprendem as quatro operações básicas (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão), em meio a brincadeiras e utilizando, inclusive, materiais recicláveis. A estratégia tem dado resultados positivos e contribuído para estimular o gosto dos jovens pelos números.

Os CEMEBs Jornalista João Valério de Paula Neto, Jardim Vitápolis, Professor Irany Toledo de Moraes, Cândido Portinari e Professor Edevaldo Caramez, assim como a E.M. Professor Benedicto Antonio dos Santos, foram os polos do projeto. Quinzenalmente, as professoras Maria do Carmo Fabre, Vanda Maria Pompéia, Mariana Somera e Cristiane Vieira se reuniam com os coordenadores das escolas, a fim de acompanhar de perto o desenvolvimento das atividades.

Após um ano de muito trabalho, os resultados puderam ser vistos em uma grande exposição realizada nessa quarta-feira (09), no auditório Professor Darcy Ribeiro, na Secretaria de Educação e Cultura. O evento contou com a presença da prefeita Dra. Ruth Banholzer, do secretário Edgard José Fiusa, e do diretor de departamento da Educação, Fábio José de Andrade.

Em entrevista, Dra. Ruth afirmou que, devido ao sucesso alcançado pelo “Alfabetização Matemática”, dará prosseguimento ao projeto em 2010. “Ideias como esta têm o perfil de nosso governo, pois apostam em diferentes linguagens para ensinar alunos do Ensino Fundamental. Com a criação deste projeto, a matemática deixou de ser um monstro assustador para centenas de crianças, se tornando uma matéria agradável e estimulante. Este é nosso jeito de educar”, comentou.

A opinião é compartilhada por Maria do Carmo Hernandes, coordenadora do CEMEB Dona Maria Roncagli Michelotti. Segundo ela, os métodos inovadores de ensino desenvolvidos em Itapevi têm contribuído, de forma singular, para o aprendizado dos estudantes. “Antigamente, as crianças aprendiam, mas não assimilavam o conteúdo das aulas. Hoje, porém, elas têm a oportunidade de aprender e desenvolver tudo isso de um jeito diferente”, avaliou.

Relacionados