CONSTRUÇÃO DA NOVA BASE DO SAMU PROSSEGUE EM ITAPEVI

SamuFutura sede oferecerá condições de trabalho ainda melhores para os profissionais

Iniciadas no final de 2009, as obras de implantação da nova base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em Itapevi, prosseguem a todo vapor. De acordo com a coordenação do SAMU, a nova unidade representa a primeira sede própria do órgão na região Oeste da Grande São Paulo e deverá ser entregue até julho deste ano.

A prefeita Dra. Ruth Banholzer tem acompanhado de perto o andamento das obras. Segundo ela, o serviço prestado pelo SAMU em Itapevi e na região vem salvando muitas vidas. A prefeita ainda expressou sua expectativa em poder entregar em breve mais um importante instrumento de saúde para a população. “Nossos profissionais estão comprometidos com a população e, por isso, nossa meta é proporcionar a eles cada vez mais condições de trabalho. Afinal, o principal beneficiado com os investimentos é o cidadão, que contará com um serviço ainda melhor”, comentou.

Situada na região central da cidade em um espaço de cerca de 145 m², a futura base do SAMU contará com salas de regulação, coordenação, reunião, administração, três dormitórios (masculino, feminino e para suporte avançado), vestiário, almoxarifado e copa. De acordo com o coordenador João Alberto da Silva Júnior, o remanejamento da equipe, que atualmente ocupa um espaço provisório situado também na área do Pronto Socorro Central, beneficiará não somente a população da cidade, mas outros moradores da região, visto que o SAMU Itapevi também atende a Carapicuíba, Vargem Grande Paulista, Cotia e Pirapora do Bom Jesus. 

O secretário de Higiene e Saúde, Dr. Sidney Sepulcre, ressalta que, enquanto as obras de construção da primeira sede própria do SAMU prosseguem, a população continua contando com o serviço 24 horas por dia, que não foi prejudicado com o remanejamento das equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. “O SAMU continua realizando o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é realizado após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos”, explica.

Aliada às ambulâncias, o SAMU de Itapevi também dispõe de uma motolância, veículo com um baú de carga que contém colar cervical (P,M,G), desfibrilador externo automático (DEA), luvas de procedimento e estéreis, ataduras, compressas e gazes, talas de imobilização de diversos tamanhos, material de venopunção (incluindo seringas e cateteres de diversos tamanhos), material de via aérea básica, estetoscópio e esfigmomanômetro, oxigênio portátil e equipamento de proteção individual completo.

 “Quando conquistamos, através de um consórcio com outras cidades junto ao Governo Federal a implantação de um SAMU, em 2006, já sabíamos o quanto ele seria importante para o atendimento emergencial de Itapevi e de toda a região. Hoje, podemos afirmar, com toda a certeza de que o SAMU é um de nossos maiores orgulhos”, acrescentou Dra. Ruth.

Relacionados