Conferências da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa são realizadas em Itapevi

Autoridades, sociedade civil e representantes de entidades sociais de Itapevi participaram das 2ª Conferências Municipais da Pessoa com Deficiência, na última sexta-feira (26), e da Pessoa Idosa, na terça-feira (30). Os encontros foram organizados, respectivamente, pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e pelo Conselho Municipal do Idoso, tendo amplo apoio da Prefeitura.

Na sexta-feira (26), foram discutidas propostas de ampliação das políticas públicas voltadas às pessoas com algum tipo de deficiência, no CEMEB Bemvindo Moreira Nery (Cohab). Sob o tema “O Desafio na Implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: a Transversalidade como a Radicalidade dos Direitos Humanos”, a Conferência debateu os eixos: Identidade de Gênero e Raça; Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social e Interação Entre os Poderes Federados.

Na abertura dos trabalhos, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, destacou a evolução da sociedade na inclusão de todas as pessoas. “Mais e mais benefícios estão sendo estendidos ao público das pessoas com deficiência em nossa cidade. Isso se deve ao fortalecimento de entidades e conselhos, que recebem todo apoio da administração municipal”, comentou a secretária.

Falando em nome da Câmara Municipal, o vereador Alexandre Rodrigues reforçou o caráter evolutivo da Conferência, visando em melhor qualidade de vida ao público. “Esta conferência já é um sucesso por reunir todos os setores da sociedade. Tenho certeza de que os presentes a esse encontro apresentarão excelentes propostas para as pessoas com deficiência”, comentou o parlamentar.

Já na terça-feira (30), o Centro de Convivência do Idoso de Itapevi recebeu a 2ª Conferência Municipal de Pessoa Idosa. O encontro contou com dezenas de idosos e representantes de entidades e associações interessadas em buscar benefícios para o público da melhor idade do município. Os presentes puderam criar propostas relacionadas aos eixos temáticos: Gestão, Participação e Financiamento.

A secretária de Governo, Ruth Banholzer, relembrou durante a conferência as conquistas da população idosa de Itapevi ao longo do tempo. “Pouco a pouco, os idosos de Itapevi foram abrindo e ganhando espaço na sociedade. Hoje essas pessoas já possuem um espaço amplo e adequado a diversas atividades culturais, esportivas e de lazer. Hoje, com a realização da Conferência, temos a oportunidade de aprimorar essas conquistas”, afirmou Ruth.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Paulo Rogiério (Prof. Paulinho) falou sobre o investimento público destinado aos idosos no município. “O atual governo tem destinado grandes esforços ao atendimento às pessoas idosas. Uma dessas ações é a inclusão de percentual de unidades habitacionais destinadas a esse público nos projetos desenvolvidos no Programa de Habitação Popular”, ressaltou.

Ao final das duas conferências, foram apresentadas propostas de ações dos segmentos escolhidas pelo público. Também foram eleitos delegados que representarão o município nas conferências regionais, estaduais e nacionais a serem realizadas nos próximos meses. “Estamos no caminho certo, uma vez que as conferências estão sendo representadas por inúmeros setores da nossa sociedade. Dessas conferências saem novas ideias e propostas de ampliação de políticas públicas”, finalizou o prefeito Jaci Tadeu.

Relacionados