Com quase mil participantes, Prefeitura dá início aos Jogos Escolares de Itapevi

A Prefeitura iniciou, nesta segunda-feira (22), as competições da 1ª edição do JEI (Jogos Escolares de Itapevi). As disputas acontecem em três modalidades: dodgeball, pique-bandeira e basquete sub-11. Participam do torneio cerca de 900 crianças de 32 unidades escolares da rede municipal de ensino, com idades entre 8 e 10 anos.

Cada escola participante dos jogos seleciona 10 crianças: cinco meninas e cinco meninos, uma vez que as competições são todas mistas. Todos os atletas recebem medalha de participação, e as escolas vencedoras recebem troféus.

O JEI é uma variação de modalidades esportivas do antigo JIM (Jogos Interescolares Municipais), iniciado em 2010 e que aconteceram até 2016. A competição atual é parte do programa municipal Aprendizagem pelo Movimento, desenvolvido pela Secretaria de Educação. 

“Os jogos promovem integração. O JEI trabalha a autonomia do estudante, respeito às regras do jogo e da vida, assumir responsabilidades individuais e em equipe, aprender com resultados favoráveis ou adversos e respeitar o próximo”, afirma Mário Cesar de Oliveira, coordenador do Aprendizagem pelo Movimento. 

A primeira modalidade disputada é o dodgeball, uma variação esportiva da queimada, que começou nesta segunda-feira (22) e vai até quinta-feira (25). Os jogos acontecem no Cemeb Dra. Zilda Arns Neumann, no Jardim São Carlos. 

Já o pique-bandeira acontece entre os dias 26 e 30 de novembro no Cemeb Dona Floriza Nunes de Camargo, no Jardim Rainha. A terceira modalidade do JEI é o basquete sub-11, na versão street, que também terá um festival próprio na primeira quinzena de dezembro, no Ginásio de Esportes.

Para Jeferson Guilherme Fernandes de Oliveira, 10, estudante do Cemeb Magali Trevisan Proença de Almeida a oportunidade é única. “Está sendo divertido. As partidas são respeitosas e aprendemos que não vamos ganhar sempre, mas é importante aprender e se divertir com saúde”, diz.

Durante as competições do JEI, as crianças selecionadas têm direito ao transporte e recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, tudo custeado pela Prefeitura.

Aprendizagem pelo Movimento – Educação Física Escolar

O programa municipal Aprendizagem pelo Movimento reúne 101 professores de educação física para promover a formação continuada de docentes, subsidiando a prática docente e estabelecendo parcerias com federações esportivas para promover festivais, torneio e campeonatos.

Existente há 10 anos, o programa também tem como objetivo usar a educação física para facilitar o aprendizado dos estudantes, inculcando nos alunos novas vivências e experiências educativas, além de valores como cooperação, solidariedade e respeito às regras de convivência.

Relacionados