Com metas até 2040, Prefeitura lança programa Educa Itapevi

Fazer da educação em Itapevi uma referência nacional. Esse é o objetivo do Educa Itapevi, lançado na manhã desta terça-feira (11) pela Prefeitura, em cerimônia na Escola do Futuro do Parque Suburbano. 

Para isso, a administração municipal irá assegurar condições de ensino decentes para todos os alunos da rede municipal, com valorização dos professores, incentivo ao uso da tecnologia para o aprendizado e o estabelecimento de uma nova política pedagógica que servirá de base para os investimentos dos próximos anos. 

Com 8 grandes metas de longo prazo, o programa já começou a ser implementado na cidade e ganhará força, com metas a serem realizadas até 2040 – até lá, porém, a população pode participar da elaboração do Educa Itapevi, mandando propostas e sugestões pelo site itapevi.sp.gov.br

As contribuições podem ser feitas até o dia 11 de dezembro.

“Governar também é ouvir, e por isso estamos aqui hoje: para convocar as senhoras e os senhores para participar desse grande projeto, para que a gente possa, até o fim do ano, apresentar as metas que vão transformar Itapevi numa cidade de referência na educação”, disse o prefeito Igor Soares.

Os objetivos incluem a universalização do ensino em tempo integral para todos os alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental, com a construção de 15 novas Escolas do Futuro em 15 anos e a garantia de que, até 2040, todas as demais unidades escolares adotem esse regime de ensino.

Além disso, a Prefeitura vai zerar, até 2026, a fila de espera da Educação Infantil, que hoje tem aproximadamente 3 mil crianças. 

Para cumprir essa meta, a administração municipal transformará prédios já existentes em novas unidades, sendo o primeiro deles o edifício do Cemeb Professor Irany Toledo de Moraes, no Jardim Santa Rita, que verá seus alunos transferidos para a Escola do Futuro do Santa Rita, para que o imóvel atenda a Educação Infantil. 

O mesmo acontecerá com o espaço hoje utilizado pelo Cemeb Jornalista João Valério Neto, em Amador Bueno, que também receberá uma Escola do Futuro, com início previsto para 2020.

O início da municipalização do Ciclo II (5º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, que hoje é de responsabilidade do Governo do Estado, deve entrar no horizonte a partir de 2030. A medida vai aproximar alunos e professores à realidade pedagógica da cidade, facilitando investimentos e melhorias na qualidade do ensino.

Um desses aprimoramentos será a implementação do Google for Education, uma solução tecnológica para facilitar a vida de alunos e professores, permitindo o acesso a diferentes ferramentas educacionais gratuitas e aumentando o envolvimento das crianças e adolescentes no processo de aprendizado.

“Eu visitei há pouco tempo a escola onde eu estudei, e ela estava igualzinha a de 30 anos atrás: uma lousa e um guerreiro segurando um giz. É dessa forma que vamos vencer o crime? O mundo das drogas? Nós temos que fazer com que o aluno tenha prazer e vontade em ir pra escola”, disse Igor. 

Antes disso, a administração tornará, até 2020, pelo menos 20 escolas municipais totalmente acessíveis, garantindo acesso e trânsito cômodo, rápido e fácil às pessoas com deficiência. 

“Se Sobral, no Ceará, já teve os melhores índices educação, por que não a nossa cidade?”, questionou o prefeito. “Nós só vamos avançar se nós tratarmos a educação como prioridade – não eu como prefeito, mas nós como sociedade”, afirmou.

O lançamento do Educa Itapevi teve ainda cinco palestras sobre temas relacionados à educação, ministradas por Marcos Magalhães, do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE); Alexandre Costa, CEO e fundador da Cacau Show; Milena Mostaco, do Centro Paula Souza; e José Dutra de Barros Neto, do Google For Education.

Ensino profissionalizante e superior

Cabe ao município zelar apenas pelos investimentos no Ensino Fundamental. Essa, porém, é uma visão que não corresponde às necessidades de Itapevi, e por isso a Prefeitura vai priorizar investimentos no ensino superior e profissionalizante.

O município ganhará em breve sua primeira Fatec (Faculdade de Tecnologia). As conversas com o Governo do Estado começaram em janeiro deste ano. O prédio do atual CEMEB Tarsila do Amaral abrigará o equipamento, após a transferência dos alunos da unidade para a Escola do Futuro do Parque Suburbano. 

A Prefeitura também já bateu o martelo: Itapevi terá uma ETEC (Escola Técnica Estadual) no Santa Rita. Para isso, a administração assinou convênio, em 2018, para receber mais de R$ 14 milhões do Governo do Estado destinados à construção da unidade.  As obras devem começar ainda em 2019.

E não é só. Para suprir a carência de profissionais de saúde e outras áreas na cidade, a administração municipal buscará criar uma faculdade mista, para atrair investimentos da iniciativa privada. Inovador, o projeto para tirar a instituição do papel foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo Prefeito, transformando-se na Lei 2.669 de 25 de abril de 2019.

Ao todo, o Educa Itapevi reúne em uma só direção um pacote de 34 ações, em andamento ou a serem completas, e que agora seguirão um caminho comum para a concretização dos objetivos propostos pelo programa. 

Confira a lista completa abaixo:

Qualidade de ensino 

– Reforma de Escolas  

– Alimentação equilibrada e nutritiva

– Uniforme Escolar 

– Material Didático SESI

– Transporte Escolar Gratuito (TEG)    

– Escola do Futuro

– Valorização dos Professores

– Acessibilidade nas escolas

– Saúde nas Escolas

– Fim das escolas de madeira 

– Municipalização do Ciclo II do Ensino Fundamental

– Zerar Fila da Educação Infantil 

– Universalização do Ensino Integral

 

Atividades extracurriculares

– Acessa Itapevi  

– Leia Para Crianças

– Biblioteca Itinerante

– Sexta Feliz

– Horta Escolar

– Projeto Conhecendo a Prefeitura  

– Escola de Música  

 

Inovação

– Google For Education

– Projeto Ampliando Horizontes

– Projeto Visão  

– Projeto Cientista do Futuro  

– Professor Nota 10  

 

Parcerias
– Parceria com o SESI

– Parceria com a Cacau Show

– Parceria Itaú Social 

– Parceria com ICE

 

Ensino Superior

– Maratona do Enem

– UAB e Univesp  

– Fatec

– Etec

– Faculdade de Medicina

Relacionados