Com estrogonofe e escondidinho, Prefeitura traz inovações para merenda em Itapevi

Estrogonofe, escondidinho e macarrão oriental. O cardápio variado, típico de um restaurante, é servido nas escolas da rede municipal de Itapevi desde o início do ano letivo de 2018.

Implantada pelo setor de Alimentação Escolar da Prefeitura de Itapevi, a novidade tem como objetivo tornar o cardápio mais atraente.  As variações do cardápio e os pratos foram definidos por nutricionistas e técnicos da Secretaria de Educação e Cultura da cidade e da empresa terceirizada que presta serviços de alimentação escolar para o município.

“Nossa intenção é oferecer alimentos de qualidade e também contribuir para a formação de hábitos saudáveis das nossas crianças”, explica o prefeito Igor Soares.

Fazem parte do novo cardápio estrogonofe de carne bovina e frango, escondidinho de carne bovina e frango, galinhada, frango asiático, carne asiática, polenta com ragu de carne moída, arroz carreteiro, risoto da fazenda, frango com quiabo, moqueca de peixe, baião de dois, dentre outros pratos.

Todas as receitas foram testadas pela equipe de nutricionistas e apresentadas às merendeiras, que foram orientadas para realizar a correta produção dos alimentos. Os pratos foram servidos aos alunos para o teste de aceitação; após a aprovação, eles foram inseridos no cardápio semanal da rede.

“Os novos pratos possibilitam aos estudantes experimentar diferentes refeições consumidas no nosso país e até em outras partes do mundo, desenvolvendo o conhecimento social e trabalhos mais didáticos e pedagógicos”, diz Ana Cristina Chaluppe Galvão Kourani, nutricionista responsável pelo Setor de Alimentação Escolar.

Segundo ela, as refeições oferecidas aos estudantes atendem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que estipula que 30% das necessidades nutricionais diárias sejam supridas pela merenda oferecida para alunos que estudam meio período, e 70% pelas refeições oferecidas às crianças que ficam na creche em período integral.

Refeições

A Prefeitura de Itapevi fornece cerca de 60 mil refeições diariamente, entre café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de jantar e ceia para os matriculados nas creches noturnas.

A alimentação diária é oferecida a todos os alunos da rede municipal de ensino, desde as crianças do berçário até os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O cardápio semanal, balanceado e controlado por nutricionistas, oferece bebida láctea, achocolatado, biscoitos, sucos, iogurte, pão integral, geleia, margarina, requeijão, arroz, feijão, macarrão, carne bovina, frango, peixe, ovos, verduras e legumes, utilizados em diferentes receitas, bolo e frutas da estação.

Merenda reforçada

O Sexta Feliz é um programa destinado a complementar a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino, beneficiando mais de 25 mil crianças.

O programa distribui um lanche extra, às sextas-feiras, na saída da escola, complementar à merenda que já é servida para todos os estudantes da rede municipal. 

São cinco combinações diferentes, que variam a cada sexta-feira, e incluem suco, achocolatado, frutas, lanches, bolo biscoitos. O alimento entregue às crianças possui a quantidade de nutrientes correspondente a um lanche da tarde, com cerca de 150kcal. 

Relacionados