Com apoio da Prefeitura, Rede Globo realiza Verdejando em Carapicuíba

Mais de 4.500 árvores plantadas. 74 mil plantas distribuídas. Mais de 18 horas de reportagens feitas pelo jornalismo local. Os números apontam: desde o seu surgimento, o “Verdejando” vem conquistando cada vez mais espaço em prol do objetivo de conscientizar, mobilizar e suscitar a reflexão das pessoas sobre a importância do verde na cidade. Não à toa, em 2018, a iniciativa, que é um conjunto de ações do Jornalismo e da Comunicação da Globo em São Paulo, chega à 6ª edição firme em seu propósito.

Na quinta-feira, dia 29, Carapicuíba recebe o “Verdejando” já a partir das 6 horas. A Prefeitura revitalizou um espaço no bairro da Cohab, que agora possui escadão com grafite e nova rotatória, que será palco de uma das ações de plantio para se transformar na “aquatória verde”, pois além de receber as mudas, a rotatória será regada pela nascente que existe no local.  

No município de Carapicuíba, o ‘Verdejando’ vai contribuir o com o trabalho desenvolvido pelo projeto da comunidade local “Ressavanar”, em busca da preservação de uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado que vai ganhar, além do plantio coletivo e de oficinas de reconhecimento de biomas, um pequeno lago abastecido por uma nascente atualmente desperdiçada na sarjeta. Serão plantadas mais de 250 mudas.

O ‘Verdejando’ incentiva o olhar sobre o verde e aborda, ainda, a relação direta entre a sua preservação e a da água, além de informar sobre o aquecimento de São Paulo e as consequências deste processo, percebidas em verões cada vez mais quentes com chuvas muito intensas. Para isso, entram em pauta, tanto nas matérias do Jornalismo da Globo como nas atividades realizadas em parceria com especialistas pelas ruas das cidades, temáticas como permeabilidade do solo, jardins de chuva, ilhas de calor e áreas de manancial.

A iniciativa é apoiada pela Prefeitura do Município de Carapicuíba, além do projeto Ressavanar e Anjos da Mata Atlântica.

Serviço
29/11– Cohab  – Carapicuíba
Local: Projeto Ressavanar –  R. Tambaú, 2 – Cohab
Das 6h às 14h
Participação livre e gratuita
Mais informações: sp.globo.com

Relacionados