Com apoio da Prefeitura, idoso desaparecido em São Paulo é encontrado em Itapevi

idoso_encontrado_ItapeviUma rápida ação em conjunta – que envolveu a Prefeitura de Itapevi e o vereador osasquense Josias da JUCO – possibilitou a solução do caso de desaparecimento do idoso Benedito Teixeira (79), morador de São Paulo, nesta quinta-feira (29).

Teixeira, que reside no Conjunto Habitacional José Bonifácio, em Itaquera,  e sofre do Mal de Alzheimer – que entre outros sintomas causa perda de memória –, foi encontrado há três dias pela Guarda Municipal, circulando pela região central de Itapevi.

Encaminhado ao CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), implantado em julho pela prefeita Dra. Ruth Banholzer, o idoso foi entrevistado pelos profissionais, que tentavam descobrir pistas sobre familiares e sua procedência. Na sequência, Teixeira foi acolhido pela ONG Missão Filadélfia, onde recebeu alimentação, roupas limpas e pouso. O idoso contou aos profissionais que residia na Cohab, próximo à linha do trem, o que os levou a suspeitar de que fosse morador de Itapevi ou Carapicuíba, cidades que possuem essas características.

Segundo familiares, o idoso saiu de sua residência no dia 22 de setembro sem documentos e não retornou, causando preocupação e desespero aos entes. “Durante esse período, acionamos a Polícia Civil, lavrando B.O. de desaparecimento e, inclusive usamos redes sociais para tentar localizá-lo”, conta Carlos Teixeira, filho de Benedito e residente no bairro paulistano do Tatuapé.

E foi justamente uma rede social na Internet que possibilitou o reencontro de Carlos e Benedito. “Entre as pessoas que fizeram circular a imagem de Benedito, estava justamente o vereador osasquense Josias da JUCO, que repassou a todos os amigos, inclusive eu. Vendo a imagem, na hora reconheci o idoso que se achava perdido em Itapevi e contatei seus familiares”, conta Marcel Kraide, coordenador do CREAS-Itapevi.

Durante o reencontro emocionado, na sede do CREAS-Itapevi, Carlos Teixeira agradeceu ao apoio dado pelos internautas e pelos profissionais da Prefeitura de Itapevi, daMissão Filadélfia e ao vereador Josias da JUCO. “Que Deus os abençoe e permita que continuem fazendo esse trabalho maravilhoso junto aos moradores”, disse Teixeira.

CREAS-Itapevi

Segundo a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o CREAS atende casos de trabalho infantil, abusos e violências sexuais, negligência a crianças, adolescentes e idosos, moradores de rua, dentre outros, em trabalho conjunto com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os Conselhos Tutelares e outros órgãos de defesa de direitos. É localizado à rua Sargento Antonio Vieira Nóia, 3 – Jardim Christianópolis e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Relacionados