Centro POP: uma realidade em Itapevi

Inaugurado em 16 de abril de 2014, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Itapevi, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) é um espaço de acolhimento para convívio grupal e social, que desenvolve relações de afetividade, respeito e proteção de direitos.

Diariamente, cerca de 30 pessoas são atendidas por servidores da unidade que recebem estes cidadãos oferecendo um atendimento individual e coletivo, através de atividades de convívio e de trabalho socioassistencial. Mais do que refeição e higiene pessoal, os profissionais acolhem e oferecem tratamentos junto à rede municipal, como o CAPs AD (álcool e drogas), o ‘Espaço Conviver’ de saúde mental e atendimento médico; além de encaminhamento para o mercado de trabalho, por meio de cursos e emissão de documentos pessoais.

 

Diante da necessidade de orientar essas pessoas, uma equipe especial do Centro POP foi criada em agosto de 2015 e, desde então, sai às ruas, junto da Guarda Municipal de Itapevi, com o trabalho minucioso de convencimento e acolhimento para que abandonem as condições adversas em que se encontram. Para isso, o Centro de Recuperação e Albergue Assistencial Missão Filadélfia, da Igreja Mundial, oferece, em parceria com a Prefeitura, abrigo com dormitório e alimentação no período das 16 às 7 horas do dia seguinte.

 

“É preciso levar estas pessoas a refletirem sobre outras possibilidades do que viverem na rua”, afirma a secretária da pasta, Ruth Gianezzi. 

 

Os interessados em conhecer o trabalho do Centro POP ou solicitar uma equipe para atender alguém em situação vulnerável podem entrar em contato, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 4142-6080, das 8h às 17h. Nos demais horários, entre em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 199, disponível 24 horas.

 

Vale lembrar que a SASC disponibiliza diversos serviços sociais durante todo o ano, na sua sede (rua Escolástica Chaluppe, 154 – Centro), pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados por toda a cidade. Para mais informações, ligue para 4143-9700.

 

Serviço:

 

CRAS Vila Aurora

Fone: 4142-5769

Rua Américo Valentim Christianini, 420

 

CRAS Jardim Maristela

Fone: 4143-0841

AV. Pedro Paulino, 422 – Cohab 1

 

CRAS Vila Dr. Cardoso

Fone: 4143-4980

Rua Rosângela Mariano Limas, 266

 

CRAS Amador Bueno

Fone: 4144-1587

Rua Francisco Rodrigues Paes, 49 – Amador Bueno   

Relacionados