Centro de Reabilitação de Itapevi ganha Sala de Estimulação Sensorial

Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura de Itapevi realizou diversas ações para celebrar o aniversário de 24 anos do Centro de Reabilitação de Itapevi (Reab), na Cohab. Dentre as atividades, o destaque foi a inauguração da Sala de Estimulação Sensorial para os pacientes do Reab.

As atividades começaram com um ciclo de palestras, que serviram para comemorar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência pela Inclusão na sociedade e o Dia Mundial de Combate ao Alzheimer. 

Já a Sala de Estimulação Sensorial oferecerá atendimento especializado para crianças com dificuldades no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisa cerebral e microcefalia. A estimulação sensorial é fundamental para aumentar as habilidades motoras, equilíbrio e fortalecimento da criança.

O evento foi aberto com a realização da palestra sobre “Inclusão como direito humano” com a terapeuta ocupacional, Amabile Corina Canola, que abordou conceitos, legislação e importância da mudança cultural da população frente ao assunto. Na sequência, foi abordado o tema “Alzheimer”, pela fisioterapeuta Daiane Martins, que tratou dos sintomas, maneiras de se prevenir e retardar o avanço da doença, além da realização de dinâmica de grupo para estimular o convívio com o problema.

Posteriormente, houve a palestra “Deficiência e Tecnologia Assistiva”, ministrada por Flávio Henrique Gonçalves, deficiente visual e integrante da Associação Brasileira de Emprego Apoiado. Ele falou sobre a legislação para o deficiente visual, inclusão, empregabilidade e mercado de trabalho.

A Sala de Estimulação Sensorial, com área de 10 m², conta com equipamentos para exercícios de reabilitação que foram doados à Prefeitura. O espaço terá rede suspensa, arco de estimulação e brinquedos sonoros e de raciocínio. Ela atenderá crianças com idade de 0 até 7 anos de idade. No local, cerca de 20 profissionais da saúde, dentre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos farão atendimento em horários e escalas alternadas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Para oferecer os serviços, a sala recebeu reforma que foi realizada ainda em março deste ano pelas secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos e de Saúde. Foram realizadas pintura da área interna, conserto de telhado e de vidros, além da manutenção da parte elétrica e hidráulica.

De acordo com o fisioterapeuta e coordenador do Centro de Reabilitação de Itapevi, Rogério Moreira dos Santos, a Sala terá capacidade para atender cerca de 24 pacientes por dia porque fará atendimento individual ou em grupo. Por mês, serão 480 atendimentos e, por ano, cerca de 5,7 mil crianças deverão ser atendidas na Sala de Estímulo Sensorial por profissionais especializados.

O prefeito Igor Soares também elogiou as instalações da Sala e a estrutura. “É uma sala ampla e que com certeza auxiliará no tratamento das crianças da nossa cidade. Fazemos investimentos para assegurar uma melhor qualidade de vida e de recuperação para quem utiliza nossos serviços”, explicou.

A secretária de Saúde de Itapevi, Luiza Nasi, acompanhou a inauguração. ”É mais um espaço que oferecemos com o objetivo de atender com dignidade, sensibilidade, carinho e responsabilidade as crianças da nossa cidade. Trabalho sério e com profissionais competentes ajudarão na reabilitação e tratamento dos nossos jovens”, disse.

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas diretamente no Reab (Avenida Pedro Paulino, 1180 – Cohab), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, ou pelo telefone 4773-7534.   

Atendimento

Inaugurado em 17 de setembro de 1994, o Centro de Reabilitação funciona na Cohab e oferece atendimento de fonoaudiologia, fisioterapia ortopédica e neurológica, terapia ocupacional e acupuntura. A unidade conta também com psicólogo, assistente social e dentista.

Novos equipamentos para o Reab

Em abril de 2017, o Reab recebeu quatro bicicletas ergométricas, três esteiras, 10 pranchas de equilíbrio e conjuntos de halteres. O material foi adquirido por meio de um convênio de 2015. Os equipamentos são utilizados nas sessões de fisioterapia dos pacientes do Centro de Reabilitação que realiza, em média, três mil atendimentos por mês. Além dos equipamentos para a área clínica, o centro também recebeu 12 mesas de escritório, 40 cadeiras e duas impressoras multifuncionais.

Sorriso Especial

Em março deste ano, a Prefeitura inaugurou o Sorriso Especial, um serviço de atendimento odontológico exclusivo para pessoas com deficiência. Ele funciona no Centro de Reabilitação de Itapevi (Avenida Pedro Paulino, 1180 – Cohab II).

O serviço, que conta com sala adaptada e ar-condicionado realiza 5 horas de atendimento odontológico especializado por dia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, com capacidade para a realização de 100 atendimentos mensais. Atualmente, o município atende, em média, 800 pacientes especiais cadastrados na Secretaria de Saúde.

O Sorriso Especial amplia o atendimento odontológico no município, que já conta com o Sorriso Móvel, que atende as crianças nas escolas da rede municipal, e o Sorriso Mulher, que cuida de mulheres no Centro de Referência da Mulher de Itapevi.

O responsável pelos atendimentos é o cirurgião-dentista Sérgio Franco Michelin, que recebeu formação no curso de Sedação e Utilização de Óxido Nitroso, ministrado entre os meses de julho e dezembro do ano passado e oferecido pela Prefeitura.

O Sorriso Especial presta serviços de limpeza e higiene bucal, extrações, restaurações, pequenas cirurgias e trabalhos de saúde preventiva e de orientação médica e odontológica. Para recorrer ao serviço, os pacientes precisam ser encaminhados por profissionais das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município. A população também pode checar a disponibilidade de atendimento no próprio Centro de Reabilitação, que varia conforme a agenda.

Relacionados