Centro de Convivência do Idoso de Itapevi oferece mais do que oficinas aos munícipes

A fim de promover o bem-estar físico e mental dos idosos da cidade, a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), mantém o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que oferece oficinas artísticas e atividades físicas adaptadas, além de garantir um espaço para integração e convivência social para o público da melhor idade da cidade.

As atividades são direcionadas aos munícipes acima de 50 anos e as oficinas oferecidas são de artesanato, ginástica (alongamento e localizada), dança, karatê adaptado, tênis de mesa, piano, violão, informática, alfabetização para adultos, jogos de mesa e carteado, entre outros. Práticas esportivas adaptadas também são praticadas pelos idosos, que representam anualmente o município nos Jogos Regionais dos Idosos (JORI).

 

Francisco Dias, morador do bairro Bela Vista Alta, tem 76 anos e frequenta há 12 o CCI. Cheio de vitalidade, ele conta que perdeu mais de 15 quilos com os exercícios físicos, além de compor a equipe que compete no JORI. “Meu organismo, meu corpo e minha mente são melhores hoje em dia”, conta.

 

Atualmente, mais de 650 idosos estão integrados no Centro. Todos são acompanhados por orientadores em todas as oficinas e encaminhados para acompanhamento médico, se necessário.

 

“Ficava deprimida em casa até conhecer o CCI e começar a praticar as atividades. Minha vida recomeçou aqui”, relata a moradora do Jardim Rainha, Amélia Maria Martim, de 87 anos, há 17 frequentando o grupo e as oficinas. Hoje, não perde uma aula de ginástica que acontece duas vezes por semana na sede.

 

A secretária da SASC, Ruth Gianezzi, destacou a importância do trabalho realizado no centro. “O espaço de convivência que a Prefeitura de Itapevi oferece aos idosos é muito importante para manter estes munícipes sempre ativos”, afirmou a secretária.

 

Os interessados em participar das atividades devem comparecer ao CCI (rua Cesário de Abreu, 915 – Bairro dos Abreus), sempre de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 h. Orientações sobre a relação de documentos a serem apresentados na matrícula podem ser obtidas pelo telefone 4205-4586.

Relacionados