CASA DO CERAMISTA DE ITAPEVI ABRE INSCRIÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE

Inscries_Casa_do_CeramistaJá estão abertas as inscrições para o curso de Cerâmica Artística oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Itapevi. As aulas, assim como os demais cursos promovidos por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, têm como público-alvo os beneficiários dos programas sociais, como o Bolsa Família, Renda Cidadã e Pró Jovem. Desde que foi inaugurada, em 2007, a Casa do Ceramista, projeto idealizado pela prefeita Dra. Ruth Banholzer, vêm se destacando por fomentar a cultura nordestina na cidade e contribuir para que centenas de munícipes descubram novos talentos artísticos, obtendo, inclusive, sua própria renda a partir do que produzem.

 

 “A Casa do Ceramista é um dos nossos grandes orgulhos. É lá que o munícipe pode aprender técnicas de modelagem em argila, resgatando suas próprias origens e transformando o barro em verdadeiras obras de arte”, afirma Dra. Ruth.

 A previsão da Prefeitura é de que as aulas sejam iniciadas no próximo dia 10, no entanto, as inscrições poderão ser efetuadas até o final de agosto. O curso de Cerâmica Artística é dividido em três módulos. Durante a primeira fase (iniciantes), o aluno aprende técnicas de preparo da argila, modelagem pinth, modelagem com rolinhos, modelagem com placas, modelagem com tiras e a técnica de “beliscos”. No segundo e terceiro módulo (Veteranos), são ensinadas confecções de peças figurativas, de máscaras e de moldes de gesso, reproduções em série, reciclagem de argila, montagem de forno a gás e queima, e decoração das peças.

 A Casa do Ceramista também realiza um atendimento aos usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Itapevi, que têm a oportunidade de fazer da arte uma terapia durante seu tratamento. No início deste mês, durante a formatura de mais 39 alunos do curso de Cerâmica Artística, diversos usuários do CAPS expuseram suas obras e puderam expressar os benefícios que vêm alcançando a partir das atividades com a argila.

 De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, foram disponibilizadas para o segundo semestre 60 vagas para iniciantes e 10 novas vagas para os usuários do CAPS. As inscrições podem ser feitas na unidade do CRAS mais próxima, de segunda à sexta-feira das 08h às 17h, ou na própria sede da Casa do Ceramista, situada à rua Escolástica Chaluppe, 120, Centro (ao lado da Secretaria). O horário de atendimento do órgão é de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h. Para se matricular, é necessária a apresentação de R.G. e do cep da residência.

Relacionados