Carapicuíba prepara Festa do Padroeiro São Pedro

A cidade de Carapicuíba prepara para a próxima sexta e sábado, dias 28 e 29, as celebrações em homenagem ao padroeiro – São Pedro. A festa acontece na Vila Sul Americana, com extensa programação, organizada pela Paróquia São Pedro e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. 

Para este ano as comemorações religiosas incluem celebração de missa, procissão e levantamento do mastro. Já a diversão para comunidade fica por conta da quermesse, com danças, quadrilha, shows, fogueira e a tradicional queima de fogos. 

Confira a programação completa da Festa de São Pedro 2019:

Dia 28 de junho, sexta-feira

18h – Quermesse

19h – Missa Sertaneja

20h – Levantamento do Mastro, acendimento da fogueira e apresentação da Quadrilha Caipira.

Dia 29 de junho, sábado

6h – Missa da Alvorada

10h – Missa de Louvor a São Pedro

16h – Procissão

18h – Apresentação da Congada e Show Cultural

23h – Queima de fogos 

História de São Pedro como Padroeiro de Carapicuíba

Em meados de 1926 chegou a Carapicuíba a empresa Fiação Sul Americana, uma fábrica de fios e tecidos montada por imigrantes ingleses. No local foi criado um espaço para que os operários pudessem praticar sua fé religiosa, onde também se tornou ponto de encontro da comunidade. Os donos da fábrica eram devotos de São Pedro e as reuniões culminaram em comemorações ao santo, que após a emancipação de Carapicuíba foi considerado padroeiro da cidade. Anos mais tarde, por volta dos anos 1970, instalou-se a igreja, hoje Paróquia São Pedro Apóstolo, no centro da Vila Sul Americana.

Relacionados