Carapicuíba inicia vacinação contra paralisia infantil e sarampo neste sábado

Entre os dias 6 e 31 de agosto acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra paralisia infantil (poliomielite) e sarampo. 

Para facilitar o acesso à vacina, a Secretaria de Saúde de Carapicuíba realizará um ‘Dia D’ neste sábado (4). Crianças de 1 a 4 anos de idade poderão ser imunizados na UBS Central (Avenida Consolação, 505 – Parque Gabriel Chucre), no período das 8 às 16 horas. Segundo a vigilância epidemiológica municipal, a meta é imunizar 95% desse público. 
A vacina contra sarampo é trivalente, ou seja, também protege contra rubéola e caxumba, porém é contraindicada para gestantes, crianças menores de 6 meses e pessoas com imunidade comprometida.
Em Carapicuíba, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) – exceto a USF Vila Dirce – estarão realizando a vacinação de segunda a sexta-feira, a partir das 10 horas. 
O ‘Dia D’ estabelecido pelo Ministério da Saúde acontece no sábado, dia 18 de agosto. O responsável deve levar o cartão do SUS, RG e caderneta de vacinação da criança.
Importância da vacinação
Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 17 de julho foram confirmados 677 casos de sarampo no Brasil. O vírus da paralisia infantil está erradicado no Brasil desde 1990. 
Para interromper os surtos de sarampo e manter a erradicação da poliomielite, é essencial que os pais e responsáveis atualizem a caderneta de vacinação das crianças, que são as mais atingidas por essas doenças. 
 

Relacionados