Caramez visita 3ª Cia. da Polícia Militar de Itapevi

Gisele Lozano

Caramez-7930311O deputado estadual João Caramez (PSDB) esteve reunido na manhã de terça-feira, 08/01, com policiais militares da 3ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar, em Itapevi, para levar seu apoio aos policiais militares, que podem ter seus salários reduzidos em 2008 por conta da estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicada em outubro passado, que afirma que Itapevi possui apenas 193.686 habitantes.

Diante deste dado, Itapevi poderá ter reduzido o efetivo de policiais militares que atuam na cidade e também perder viaturas. Atualmente, a 3ª Companhia, comandada pelo Capitão Mário Alves da Silva Filho, conta com um efetivo de 167 policiais e 19 viaturas, porque até então a estimativa populacional – apontada pelo IBGE – já estava acima dos 200 mil. A redução deste número para apenas 193 mil pode determinar a diminuição na cidade de cerca de 10 policiais e de até três viaturas.

O salário dos militares também sofreria alteração, já que o Governo do Estado de São Paulo oferece aos policiais que trabalham em cidades que possuem mais de 200 mil habitantes um auxílio de cerca de R$ 200,00. Após a divulgação do novo resultado do censo, a Secretaria de Segurança Pública do Estado determinou a mudança, por meio da resolução 435 publicada em 03 de dezembro do ano passado no Diário Oficial.

“Vamos tentar reverter este quadro, porque sabemos que os números do IBGE estão incoerentes com a nossa realidade e, principalmente, porque Itapevi não pode perder o seu efetivo policial e os soldados não podem ter seus salários reduzidos”, afirmou o deputado, na sede do Batalhão, na Avenida Presidente Vargas.

Caramez_Ten_Neto-7982521O 2º Tenente Antonio da Silva Neto, que recebeu o deputado, agradeceu o empenho. “Estamos muito satisfeitos com esta notícia. Porque desde que foi publicada a resolução definindo as mudanças, nós da 3º Cia. temos nos mobilizado junto às autoridades municipais e estaduais para buscarmos uma solução”, afirmou o tenente.

Estimativas

Caramez está questionando, junto ao IBGE, a redução do número apresentado porque em julho de 2006 o próprio Instituto fez uma estimativa para Itapevi de 202.683 mil habitantes em 2007. “O que estou questionando é justamente essa incoerência. Como eles podem estimar 202 mil no ano passado e dizer que temos apenas 193 mil agora. Não faz sentido, principalmente, porque sabemos que Itapevi tem aumentado consideravelmente sua população nos últimos anos”, disse o deputado.
Segundo ele, este questionamento junto ao IBGE é de vital importância para a cidade, pois é por meio do número de habitantes de um município que a União e o Estado se baseiam para definir recursos, efetivos de segurança e destinação de equipamentos públicos como ambulâncias, viaturas policiais, etc. Até o número de vereadores de uma cidade é determinada pelos dados populacionais.

Outro questionamento feito pelo deputado é o número de eleitores itapevienses que tem aumentado a cada eleição. Em 2004, de acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Itapevi possuía 105.519 eleitores, em 2007, esse número subiu para 116.375 mil votantes. “Se a cidade ganhou quase 11 mil eleitores, como pode ter perdido nove mil moradores? A conta não bate”, disse Caramez.

Segundo ele, os números apresentam outra discrepância. Itapevi faz parte dos 128 municípios brasileiros que não tiveram sua população contada pelo censo. Essas cidades tiveram sua população apenas estimada. “Por conta disso, vou mobilizar esforços para que a nossa população seja contada. Itapevi não pode sofrer este retrocesso”, disse Caramez.

Polícia Militar de Itapevi lidera ranking de apreensões de armas em 2007

A 3ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar, sediada em Itapevi, liderou o ranking de apreensões de armas de fogo no ano de 2007. O número foi comemorado com orgulho pelos soldados da Companhia, comandada pelo Capitão Mário Alves da Silva Filho.

Na manhã de terça-feira, 08/01, o 2º Tenente Antonio da Silva Neto, o Tenente Neto, comentou o fato com o deputado João Caramez, que esteve visitando a tropa. O policial ressaltou ainda outras atividades importantes realizadas pelos soldados da 3ª Cia e explicou que mensalmente as melhores atuações são contempladas por meio de premiação simbólica, com o título de Destaque do Mês.

“É uma forma de ressaltarmos o empenho de cada um, reconhecendo a importância de cada soldado dentro da Companhia e exaltando o trabalho de cooperação, que faz da nossa equipe uma das mais atuantes da região”, explicou o Tenente Neto.

A 3ª Companhia de Itapevi é subordinada ao 20º Batalhão da Polícia Militar, situado em Barueri, que responde além destes dois municípios, pelos de Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

Itapevi liderou o ranking de apreensões de armas de fogo no ano passado, tendo apreendido 68 armas. Em 2007, a Companhia realizou ainda a apreensão de mais de dez quilos de drogas entorpecentes – sendo 4,339 kg de maconha; 3,981 kg de cocaína e 2,129 kg de crack – e efetuou a prisão de 215 pessoas, das quais 211 foram prisões em flagrante.

Relacionados