Campanha de vacinação em Itapevi promove Dia ‘D’

No início do mês, a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria da Saúde, deu início à campanha de vacinação anual contra o vírus da gripe Influenza. No sábado (09), ocorreu o dia ‘D’, cujo objetivo foi aumentar o número de munícipes vacinados. Foram organizados, além dos postos convecionais de atendimento, mais dois locais que foram usados para atendimento: Itacenter e Itashopping.

A campanha continua sendo realizada nas unidades básicas de saúde e unidade de saúde da família até o dia 22 de maio. A dose é direcionada às gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente, dentro do período dos últimos 45 dias), crianças de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, indígenas, população penitenciária e profissionais da saúde.

É importante ressaltar que pessoas que possuem comorbidades como doenças cardiovasculares crônicas; diabetes mellitus; obesidade; pneumonia crônica; imunodeficiência/imunodepressão (ex: HIV e transplantados); doenças renal crônicas, hepáticas, neurológicas e Síndrome de Down precisam receber a vacina. Também devem ser imunizados os trabalhadores da área da saúde (tanto serviço público quanto privado), população em cárcere e funcionários do serviço penitenciário devem imprescindivelmente ser imunizados.

Em todo o país milhões de pessoas deverão receber a dose contra a doença. O composto da vacina é fabricado com substâncias que não possuem risco de ocasionar a manifestação da doença , protege contra os três principais tipos de vírus dentro da previsão de circulação, não oferecendo risco à saúde. Apenas aqueles que possuem alergia a ovo não devem tomar a vacina.

O município de Itapevi superou as expectativas de vacinação no Dia ‘D’. A meta era vacinar 25% da população porém cerca de 31% dos munícipes já foram vacinados. A Secretaria da Saúde solicita que os munícipes que se enquadram no público alvo procurem a unidade de saúde mais próxima de suas residências portando o cartão de vacina e documento pessoal até o dia 22 de maio. 

Relacionados