Caminhada Rosa em prevenção ao Câncer de Mama reúne mais de 600 participantes em Itapevi

Solidária à mobilização da campanha Outubro Rosa, Itapevi participa do movimento mundial  que ocorre todos os anos durante o mês de outubro. A fim de mobilizar as pessoas, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Cidadania e Educação, estão realizando atividades de conscientização e orientação às itapevienses sobre a importância da prevenção ao Câncer de Mama.

Dando início as ações, foi realizada no último dia (14), a Caminhada Rosa que reuniu centenas de pessoas que passaram pela região central da cidade seguindo  até a Praça 18 de Fevereiro. No local as participantes receberam orientações da coordenadora da Saúde da Mulher, a mastologista Drª Márcia Chico, ”As mulheres acima de 40 anos devem fazer o autoexame nas mamas após o período menstrual e, observar se percebem alguma alteração. Porém é fundamental que as visitas ao ginecologista façam parte de suas rotinas”, destacou Drª Márcia.

Além de receberem as orientações médicas, os participantes puderam ouvir o depoimento da ex-paciente professora Lucelene Lopes que venceu o câncer após rigoroso tratamento, e fez questão de enfatizar, “Eu não posso desistir de mim, essa questão é muito pessoal, temos que lutar por nossas vidas e acreditarmos que é possível vencer”, comentou Lucelene.

Na ocasião o prefeito Jaci Tadeu enfatizou a importância dos cuidados com a saúde. “As mulheres são um exemplo para nós homens, também precisamos aprender a cuidar melhor da nossa saúde, pois sabemos que todos nós estamos suscetíveis a essa doença. A prevenção deve ser o primeiro passo”,  disse o prefeito.

Estiveram presentes no evento o vice Prefeito Fláudio Azevedo Limas, os Secretário Israel Marques (Governo) e Lilian Braga (Educação),  a Coordenadora da Mulher Sonia Azevedo, o vereador Antonio Carlos de Paulo (Toni da Gente), representantes do Conselho Tutelar, além da diretora da Associação Pais Amigos Excepcionais de Itapevi (APAE), Benedita Morelli Franci,acompanhada dos alunos e professores da instituição.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres. Não só no Brasil, mas como em todo o mundo, o câncer afeta milhares de pessoas. Por conta disso, há cerca  de  30 anos, nos Estados Unidos nasceu o movimento de conscientização da prevenção ao câncer de mama. Com o passar dos anos outros países  adotaram essa iniciativa. Atualmente a mobilização se tornou parte do calendário oficial em quase todo mundo.

 

Relacionados