Câmara promove palestra para o combate ao câncer de mama

“A informação é o primeiro remédio contra o câncer de mama”. Esta foi uma das principais frases durante palestra sobre o câncer de mama realizada pela Câmara Municipal de Itapevi (CMI) na última segunda-feira, 26, com a médica ginecologista Drª Arlete do Monte. A atividade, promovida dentro da campanha mundial Outubro Rosa, teve como objetivo conscientizar as servidoras da Casa de Leis e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Na palestra, a médica explanou sobre a doença no Brasil, taxa de mortalidade, fatores de risco, prevenção primária e secundária, autoexame, mamografia e tratamento.  “A informação é o primeiro remédio contra o câncer de mama, por isso esses encontros são importantes para esclarecer as dúvidas sobre a doença, uma das moléstias que mais matam mulheres no país”, explicou Arlete.

O público presente esclareceu diversas dúvidas sobre o tema, além de obter mais informações sobre o tratamento. Segundo Arlete, as mulheres não devem ter medo do tratamento, pois o índice de cura é muito alto. “Com o avanço da medicina, a chance de a mulher passar pelo tratamento e ter uma vida normal é muito grande”.

Presente ao evento, o presidente da Câmara, Julio Portela (PP), reforçou que quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil é o tratamento. Concordando com o presidente, a vereadora Camila Godói (PSB) completou, “a realização do autoexame permite que a mulher obtenha um diagnóstico mais cedo, além da possibilidade de um tratamento mais rápido”.    

A Câmara promoveu o evento em parceria com a secretaria municipal da saúde, e com apoio do Instituto Avon.  O vereador Jorge da Farmácia (PRP) e a secretária municipal da saúde, Drª Maria Dalva também acompanharam a palestra.

Relacionados