Câmara de Itapevi entra na luta contra a extinção das APAEs

CMI_sessao_ordinariaNesta última terça-feira, 13 de agosto, a Câmara Municipal de Itapevi aprovou uma moção de apelo contra a extinção das escolas mantidas APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), proposta pelo Conselho Nacional de Educação (CONAE).

De autoria do presidente da Câmara, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof Paulinho), moção foi subscrita por todos os vereadores. A sessão foi prestigiada por alunos da APAE e pela diretora da instituição em Itapevi, Benedita Morelli Franci (Prof.ª Ditinha).

“É inadmissível, e inacreditável, que existe uma pessoa que possa ter uma ideia ridícula destas. Não que sejamos contra a inclusão de alunos especiais no Ensino Regular, mas falta preparo e estrutura pra isso. E mesmo que houvesse, há anos esta instituição trabalha com crianças portadoras de necessidades especiais. Falta é investimento, isso sim. Fica aqui nosso manifesto contra o fechamento destas escolas”, afirmou o vereador Julio Portela.

A sessão ordinária contou ainda com a aprovação de seis requerimentos de autoria dos vereadores Camila Godoi, Anderson Cavanha (Bruxão do Taxi), Cláudio Lopes (Tico) e Roberval Mendes (Val), e quatro indicações de benfeitorias à Itapevi.

O vereador Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi) conseguiu a aprovação de uma Moção de Aplauso para a atleta Patrícia Scheppa, pela sua atuação na Seleção Itapeviense de Handebol, por ocasião dos jogos do World Games 2013, disputado na Colômbia, no mês passado.

Em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram um Projeto de Resolução que dispõe sobre a criação de um posto de coleta de lixo eletrônico nas dependências da Câmara Municipal. Também foram aprovados dez Decretos Legislativos, incluindo homenagens de Ordem ao Mérito e Título de Cidadão Itapeviense a serem entregues por ocasião da Sessão Solene alusiva ao Dia do Advogado, que será realizada em parceria com a Subseção da OAB em Itapevi nesta próxima terça-feira, às 19 horas.

TRIBUNA LIVRE – O fotógrafo Nilton Ramos utilizou a tribuna livre para debater a cota a afrodescendentes em concursos públicos: “Acredito que a lei de cotas em concursos na cidade deveria ser revista, pois existem pessoas que se declaram afrodescendentes apenas para se beneficiar no lugar de outras que realmente necessitam”, discursou.

O vereador Prof. Paulinho defendeu um amplo estudo para melhorar a lei de cotas, haja vista se tratar de um assunto complexo: “Não se pode revogar um direito que foi concedido, mas podemos melhorá-lo. Com a evolução de uma sociedade civil, suas leis também devem evoluir junto”, afirmou.

Relacionados