Busca Ativa de Tuberculose prossegue em Itapevi até a próxima sexta-feira (18)

Busca_ativa_Tuberculose_GripeA Prefeitura de Itapevi prossegue com a campanha de Busca Ativa de Tuberculose, doença que, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), matou 1,4 milhão de pessoas no planeta em 2010.

Moradores que apresentem tosse há mais de três semanas devem colher o exame de escarro, em qualquer uma das unidades de saúde municipais.

Nos últimos anos, por determinação da prefeita Dra. Ruth Banholzer e do vice-prefeito Jaci Tadeu, a Secretaria de Higiene e Saúde intensificou as ações de prevenção e tratamento da Tuberculose. De acordo com informações divulgadas pela pasta, o número de atendimentos à população aumentou 70% e é oferecido gratuitamente a quem necessita.

“O tratamento possui duração de seis meses e é muito importante que ele seja seguido até o fim, pois somente desta forma é possível curar a doença”, ressalta o secretário dr. Sidney Sepulcre, que explica que o principal sintoma da doença é a tosse com catarro por mais de duas semanas.

Falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa, principalmente à tarde, também são sintomas de Tuberculose. “Se existe a suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Para fazer o exame, não é necessário marcar consulta, bastando falar com a equipe de enfermagem”, afirma dr. Sidney.

Se confirmada a doença, o morador de Itapevi conta, atualmente, com 13 unidades para realizar o tratamento, em pontos estratégicos da cidade, sendo eles o próprio Pronto Socorro Central e postos situados em Amador Bueno, Cohab, Vila Santa Rita, Alto da Colina, Jardim da Rainha, Parque Suburbano, Jardim Vitapolis, Jardim Rosemeire, Jardim Briquet, Chácara Santa Cecília, Vila Gióia e Ambuitá.

Tuberculose

Doença contagiosa causada pelo bacilo de Koch, que ataca principalmente o pulmão, a Tuberculose é transmitida pelo ar, seja pela fala, tosse ou espirro. Para preveni-la, é necessário vacinar a criança recém-nascida com a BCG, que estimula a resistência natural do corpo contra uma infecção do bacilo virulento.

Relacionados