Busca Ativa da Tuberculose prossegue em Itapevi

A Prefeitura de Itapevi segue exercendo um trabalho intenso de detecção e combate à tuberculose. Trata-se de uma doença infectocontagiosa causada pelo Bacilo de Koch, que pode afetar vários órgãos do corpo, principalmente os pulmões, podendo causar a morte de adultos e crianças.

Para tornar o trabalho cada vez mais efetivo, a Secretaria da Saúde deu continuidade à ação denominada “Busca Ativa da Tuberculose”, na qual profissionais da Saúde promovem a busca de pessoas que apresentam os possíveis indícios da doença.

Essa estratégia visa acelerar a cura dos casos e reduzir as taxas de desistência do tratamento. A família também passa por um acompanhamento preventivo para que não desenvolva a tuberculose.

Os sintomas mais comuns são tosse por mais de duas semanas (acompanhada ou não de febre no fim do dia), suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dores no peito, que são os ‘Sintomáticos Respiratórios’, segundo os profissionais do departamento.

Após a constatação da doença, feita pelo exame de escarro, os agentes da saúde entram com um tratamento intensivo, com o uso de medicação que é distribuída pelo Programa de Controle da Tuberculose nas unidades de saúde.

Vale lembrar que nos últimos anos, Itapevi recebeu prêmio estadual referente à qualidade nas ações de controle da tuberculose. A gestão municipal de Saúde do município ainda é considerada referência no tratamento da doença.  

Relacionados