Bom Prato é inaugurado em Itapevi

Um cardápio de almoço diversificado e saboroso, que incluiu um suculento cupim, molho com batatas, salada, pãozinho, suco e frutas como sobremesa. Foi assim o primeiro almoço de milhares de itapevienses na inauguração do Bom Prato de Itapevi, nesta quinta-feira (5). Esse é o 59º restaurante inaugurado no estado de São Paulo e a 23ª ação de 61 que estão sendo entregues para celebrar o aniversário da cidade.

Em parceria, a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo manterão o restaurante localizado na rotatória da Cohab (Rodovia Engenheiro René Benedito Silva, 279).

O Bom Prato funcionará de segunda a sexta-feira, oferecerá até 1,2 mil refeições no almoço, pelo custo de R$ 1,00 e 300 cafés da manhã ao custo de R$ 0,50, um total de 1,5 mil refeições nos dois períodos. O café da manhã será oferecido das 7h às 9h, já o almoço das 10h30 às 14h.

“O Bom Prato vai cuidar de quem mais necessita do nosso trabalho: os idosos e os desempregados da cidade. Além disso, já conversamos com as autoridades do estado e, no inverno, abriremos o restaurante todas as noites para servir sopa aos moradores de rua e a quem mais precisar”, afirmou o prefeito Igor Soares durante a inauguração.

“O restaurante era uma reivindicação antiga da nossa população que estamos muito felizes em atender e ajudar quem mais precisa”, completou o prefeito Igor Soares, que em 2018, solicitou a implantação do restaurante na cidade.

Quem almoçou no Bom Prato aprovou a comida. Foi o caso de Aparecida Carola da Silva, 68 anos, dona de casa e moradora do bairro São João. “É um preço justo para quem tem dificuldades para pedir marmita ou trabalha na rua, até mesmo para o cidadão comum. A comida é muito gostosa e o sabor uma delícia. Então, pretendo vir aqui, tomar café e almoçar todos os dias, para, além de economizar, conseguir comprar outros alimentos para a minha casa”, revelou a dona de casa.

A secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, destacou a importância do equipamento para o município. “Muito além de um espaço para saciar a fome, é resultado de uma política pública que pensa no cidadão, no bem-estar e no olhar humano. O Bom Prato certamente já é um marco para a população e servirá como local de confraternização e de amizades”, destacou Célia.

No prédio de dois andares que abrigou por cerca de 10 anos uma igreja evangélica, o restaurante funciona no térreo e no segundo piso abrigará a Escola 5.0 de Tecnologia e Idiomas, que será inaugurada, na quarta-feira (11, pela Prefeitura.

Início das obras em 2019

As obras de instalação do Bom Prato começaram no primeiro semestre de 2019 pelo Governo do Estado, em imóvel cedido pela Prefeitura. O local foi escolhido devido ao fácil acesso aos moradores, com comércios, bancos e a proximidade ao terminal de ônibus e estação de trem da CPTM de Itapevi.

Na região Oeste, há Bom Prato em Osasco, Carapicuíba e Jandira. Os restaurantes são administrados por Organizações Sociais e o valor dos pratos é subsidiado pelo Governo do Estado.

Com a unidade itapeviense, agora são 59 restaurantes em São Paulo. Com 1.200 calorias, o almoço, em geral, é composto por arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa. No café da manhã, com média de 400 calorias, são oferecidos leite com café, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação.

Escola 5.0 de Tecnologia e Idiomas

No mesmo local, o segundo piso do Bom Prato abriga a Escola 5.0 de Tecnologia e Idiomas, com diversos cursos gratuitos para os moradores.

Inicialmente, a unidade de ensino oferecerá 320 vagas para 8 cursos gratuitos. São eles: Práticas de Gestão de Pessoas, Marketing Digital, Computação na Nuvem, Excel Aplicado à Área Administrativa, Auxiliar de Logística, Técnicas de Vendas, Gestão de Pequenos Negócios e Introdução à Robótica.

Relacionados